CTO com oito ou 16 atendimentos: Qual é a melhor opção?
Ronaldo Couto, Fundador da Primori
Esta pergunta muitas vezes tira o sono dos projetistas de redes FTTH. Como podemos determinar a melhor opção entre CTOs com oito ou 16 atendimentos? Gastamos mais com CTOs para economizar com cabo drop nas ativações de clientes? Ou economizamos com CTOs e gastamos mais com cabo drop nas ativações? O que é melhor financeiramente?
A resposta imediata para estas questões é “depende”. Isso porque é preciso considerar vários fatores, como a taxa de penetração desejada, tamanho do lote das casas, comprimento de abordagem de drop, valores pagos em CTO para oito ou 16 atendimentos e cabo drop.
A taxa de penetração é o fator que tem um maior impacto no consumo de drop. Lembre-se sempre que quanto menor a taxa de penetração definida para o projeto maior será o consumo de drop.
Para ilustrar a afirmação acima, veja o consumo de drop para quatro cenários diferentes:
- Taxa de penetração de 100%, com CTO de 16 atendimentos.
- Taxa de penetração de 100%, com CTO de oito atendimentos.
- Taxa de penetração de 50%, com CTO de 16 atendimentos.
- Taxa de penetração de 50%, com CTO de oito atendimentos.
Adotaremos as seguintes premissas:
- Lotes das casas com frente de 10 m.
- Comprimento de drop para abordar as casas de 10 m.
- Cálculo aproximado, não considerando distância entre postes.
Com o resultado deste estudo, mesmo sendo um cálculo aproximado, teremos uma indicação da melhor opção entre CTO com oito ou 16 atendimentos.
Tudo pronto, vamos aos cálculos:
Pelo exemplo, concluímos que para taxa de penetração de 100%, provavelmente, seja inviável o uso de duas CTOs de oito atendimentos para reduzir o consumo de drop em 160 m. Já para a taxa de penetração de 50%, provavelmente, seja inviável o uso de duas CTOs de oito atendimentos, uma vez que a redução do consumo de drop agora é de 320 m.
Porém, o mais importante é considerar a taxa de taxa de penetração. Assim, sugiro que para projetos com taxa de penetração alta (80%, 90%, 100%) seja utilizada a CTO com 16 atendimentos. Já nas taxas de penetração mais baixas (20%, 30%, 40%) minha sugestão é utilizar CTO com oito atendimentos.
Lembre-se, estas conclusões se referem as premissas de lotes das casas com frente de 10 m e comprimento de drop para abordar ambientes de 10 m. Caso as suas premissas de projeto sejam muito diferentes, refaça os cálculos e decida pela melhor opção.
Atua há 25 anos nos mercados de telecomunicações e de redes de fibras ópticas. É graduado em Engenharia de telecomunicações pelo Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações e MBA Executivo pelo Insper–SP. Foi executivo da AGC NetTest para projetos, implantação, operação e manutenção de redes de fibras ópticas. Atuou pela UL – Underwriters Laboratories e DQS Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen e na área de exportação para a América Latina pela Metrocable, fabricante de cabos ópticos. Em janeiro de 2020 fundou, em conjunto com Rogério Couto, a PROISP, uma empresa de consultoria e qualificação profissional que, além de trazer os conteúdos que fizeram seu sucesso, agrega agora módulos inéditos de treinamentos, como comunicação, finanças, DWDM, recursos humanos e suprimentos cobrindo todas as áreas fundamentais para a operação de uma empresa de Internet.