Curitiba, Goiânia e Salvador podem ativar 5G
Redação, Infra News Telecom
A partir da próxima terça-feira (16/8), as prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G poderão ativar a tecnologia nas cidades de Curitiba, PR, Goiânia, GO, e Salvador, BA.
A decisão foi tomada pelo Gaispi – Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz.
Hoje as cidades de Brasília, DF, Belo Horizonte, MG, João Pessoa, PB, Porto Alegre, RS, e São Paulo já contam com estações 5G. De acordo com a EAF – Entidade Administradora da Faixa deverão estar aptas para receber o 5G até 29 de agosto as cidades de Florianópolis, SC, Palmas, TO, Rio de Janeiro e Vitória, ES.
O Gaispi deliberou, com base em informações logísticas da EAF, recomendar ao conselho diretor da Anatel a postergação da disponibilização da faixa de 3,5 GHz para até 28 de outubro nas 15 demais capitais.
Segundo a agência, tal medida se mostra necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do FSS – Serviço Fixo por Satélite. Permanece a possibilidade de antecipação, mesmo nessas 15 cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF.
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento a Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado.