Data center da Wiki Telecom usa tecnologia da R&M
Redação, Infra News Telecom
A Wiki Telecom, ISP – provedor de serviços de Internet, com presença nos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, expandiu e atualizou seu portfólio de serviços IP e hospedagem para atender às necessidades de grandes empresas e órgãos do governo.
Recentemente, o ISP introduziu serviços de SDDC – data centers definidos por software e nuvem privada, com o objetivo de conquistar novos segmentos de negócios e ampliar seu market share na região Nordeste. Sua meta é crescer 30% nos próximos anos.
Em 2020, a empresa decidiu investir em uma nova sede. Nela, também foi construído um novo data center, que utiliza tecnologias da R&M, fornecedora global de sistemas de cabeamento para infraestrutura de rede.
A R&M forneceu cabos trunk de fibra óptica (monomodo emultimodo OM4 e SC/APC), baseados na sua plataforma de distribuição de fibra óptica Netscale 72, com patch panel de alta densidade, escalável e de fácil migração. O projeto ainda incluiu cabeamento de cobre para equipamentos ativos (cabo warp e conectividade Cat. 6A EL UTP).
A fábrica da R&M no Brasil, localizada Santa Rita do Sapucaí, MG, também montou trunks MPO e SC customizados e prontos para instalação. A primeira parte do data center entrou em operação em fevereiro deste ano. Uma segunda etapa está planejada, além de outros data centers.
O projeto contou com o apoio da integradora Integrar. “um dos fatores decisivos para a escolha da R&M foi o suporte oferecido pelas equipes da fabricante e da Integrar. Além disso, os sistemas da companhia são expansíveis e fabricados localmente”, diz Paulo Bayama, CEO da Wiki Telecom.
Com 11 anos de atuação, a Wiki Telecom tem uma rede de fibra óptica com mais de 12 mil km de extensão, interligando mais de 250 municípios.