De Telco à Tech-co: A nova era de telecom
Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil
Começo este artigo com uma breve introdução ao título, “das empresas de telecomunicações às empresas de tecnologia”. Como descrito pela KPMG, tech-co é “um termo relativamente novo que surgiu para descrever a transformação das telcos tradicionais em negócios inovadores e mais focados na tecnologia”. As Tech-cos serão cada vez mais centradas no cliente, automatizadas (por exemplo, nativas da nuvem) e capazes de obter mais valor e insights dos dados, o que hoje em dia significa o uso de inteligência artificial.
Confira abaixo os principais pontos desta transformação, centrados nas principais áreas de discussão do setor: 5G, IA, aumento de custos e sustentabilidade, e modelos financeiros.
VNFs e CNFs para 5G
Graças aos importantes investimentos que as empresas de telecomunicações têm feito em atualizações de redes, é compreensível que o primeiro tópico esteja relacionado ao 5G. Vamos nos concentrar especificamente nas VNFs – virtualização das funções de redes e CNFs – funções de rede nativas da nuvem.
A transição de VNFs para CNFs representa uma grande mudança em direção a uma infraestrutura de rede muito mais ágil, escalonável e eficiente. As VNFs enfrentam desafios em termos de eficiência, desempenho e complexidade de gerenciamento. Além disso, as VNFs são projetadas para serem monolíticas, portanto, a escalabilidade e a portabilidade não são as esperadas. Todos esses fatores estão acelerando a adoção de contêineres.
O foco principal para isso tem sido o núcleo 5G, já que uma recente pesquisa aponta que 60% das operadoras afirmam que priorizaram o núcleo 5G para ser nativo da nuvem. Mas embora sejam promissoras, as empresas de telecomunicações ainda enfrentam desafios em torno dos serviços de dados.
Há alguns anos, as implementações de CNF aconteciam principalmente em pocket network, mas agora, felizmente, o nativo da nuvem representa mais de 35-40% do que acontece no core da infraestrutura.
Aliás, se tiver interesse em se aprofundar um pouco mais em CNF, confira aqui este outro artigo que escrevi para a Infra News Telecom.
Inteligência artificial e telecomunicações
Como todo setor, as telecomunicações estão focadas no que a IA pode fazer. Muitos casos de uso estão sendo discutidos, incluindo atendimento ao cliente, otimização de redes, segurança e até vendas e marketing.
A IA já existe há algum tempo, em formas simples como chatbots e, embora a tecnologia tenha evoluído muito rápido, as implementações de IA em grande escala são a resposta, mas as telcos ainda estão tentando descobrir quais são as questões.
Espera-se que as empresas de telecomunicações realizem implementações menores de IA, geralmente posicionadas na borda da rede, em vez dos tipos de projetos de IA massivos e centralizados que observamos em outras indústrias. Além disso, é fundamental ter em mente a centralidade e importância do armazenamento de dados em modelos de IA, que muitas vezes fica em segundo plano, atrás de todo o foco em GPUs e computação.
Subestimar a importância e o valor dos dados da empresa é uma falha grave. A chegada definitiva da IA exige que os líderes enxerguem o armazenamento como a tecnologia mais importante nos negócios de sua empresa porque é onde residem os dados.
Aumento de custos e sustentabilidade
A energia está no topo da lista das preocupações das telcos e, bem, são dois lados da moeda. Existem metas de emissão net zero a longo prazo, mas um desafio imenso é o acesso operacional suficiente à eletricidade, especialmente à medida que aumentam as iniciativas de IA que consomem muita energia.
Outro fator que complementa esse desafio da energia no setor é que as empresas de telecom ainda operam muitos equipamentos legados que não podem ser facilmente desligados, ao mesmo tempo em que tentam implementar soluções virtualizadas e/ou nativas da nuvem que exigem ainda mais infraestrutura.
É fundamental que as empresas de telecomunicações abandonem as redes 2G e 3G legadas que consomem muita energia. E, já que a sustentabilidade é um ponto crítico, é também crucial que estas empresas escolham para suas infraestruturas as soluções que são realmente capazes de reduzir drasticamente o consumo de energia.
Melhorias no fluxo de caixa
Para o tópico final, vamos passar de tecnologia para finanças, observando que a forma como você paga pela infraestrutura pode ser tão importante quanto o que você compra. As empresas de telecomunicações têm sido tradicionalmente muito intensivas em capital. Existem alguns custos muito grandes e a capacidade de depreciação ao longo do tempo tem seus benefícios do ponto de vista contábil. No entanto, os custos da transição para 5G estão disparando. E à medida que as empresas de telecomunicações continuam a inovar em tecnologia, também inovam os seus modelos financeiros e estão dispostas a olhar para abordagens diferentes.
Essas novas abordagens incluem compras baseadas em assinatura para equipamentos de data center que, além de reduzir os custos iniciais, fornecem uma flexibilidade excepcional para experimentar novos modelos de negócios e serem mais criativas.
A nova era Tech-co é promissora e, para que o setor se beneficie e se transforme cada vez mais rápido, é crucial que discussões como essa sejam recorrentes no board. Afinal, as melhores e mais inteligentes tecnologias já estão no jogo, e a inovação das empresas de telecom depende das decisões e ações mais assertivas para os negócios.
Paulo de Godoy tem 20 anos de experiência no mercado de TI, com foco em vendas de soluções para empresas de armazenamento, segurança, integração e interconectividade. O executivo ocupou cargos de liderança em empresas de destaque no setor tecnológico, como Hitachi, IBM e NetApp. Paulo iniciou as atividades na Pure Storage como gerente de vendas em 2014, e em 2016 assumiu a gerência geral da companhia no Brasil.