Dell e Fujitsu colaboram para acelerar adoção global de OpenRAN
Redação, Infra News Telecom
A Dell Technologies e a Fujitsu estão trabalhando em conjunto para facilitar os CSPs – provedores de serviços de comunicações para acelerar a adoção e simplificar a implantação de soluções de redes abertas de acesso por rádio (OpenRAN) em todo o mundo.
A colaboração inclui a integração das unidades de rádio (RUs – Radio Units) compatíveis com OpenRAN da Fujitsu com a plataforma da Dell, Open RAN Accelerator Card, para oferecer aos CSPs uma opção de alto desempenho de tecnologia crítica para implantações OpenRAN mais eficientes.
Também inclui uma arquitetura combinada, unindo a experiência da Fujitsu com redes abertas e software de rede de acesso por rádio na borda, e a expertise da Dell em tecnologias abertas. A solução contará com RUs de várias bandas, RAN virtualizada e software de gerenciamento de ciclo de vida da Fujitsu, além de RAN virtualizada RAN e Open RAN Accelerator Cards, da Dell.
O laboratório “5G Open RAN Interoperability” da Fujitsu, nos EUA, será conectado ao Laboratório da Dell “Open Telecom Ecosystem em Round Rock”, também nos EUA, oferecendo um ambiente de teste de ORAN para CSPs, parceiros de ecossistema e novos participantes da tecnologia ORAN.
“Com o aumento dos aplicativos de computação na borda, esperado com o 5G, as operadoras devem considerar novas opções, como OpenRAN, para ajudar a tornar suas redes mais escaláveis, flexíveis e econômicas e uma maneira essencial de conquistar isso é ter mais ecossistemas abertos”, diz Bob O’Donnell, presidente da TECHnalysis Research.
Desenvolvida para o Dell PowerEdge e outros servidores baseados em x86, a Dell Open RAN Accelerator Card é uma placa de processamento de camada 1 que traz o desempenho das atuais redes de acesso por rádio ao ecossistema OpenRAN. A placa aumenta o desempenho do servidor, processando todas as computações de camada 1, permitindo que a CPU do servidor se concentre somente em computações da camada 2. Liberando as computações de camada 1 da CPU do servidor, ela reduz os requisitos gerais de GPU, o consumo de energia e os custos gerais.
Com as RUs da Fujitsu, várias bandas são compatíveis em uma unidade compacta para oferecer flexibilidade e escolha. A tecnologia amplificadora de alta eficiência de rádio ajuda os operadores a reduzir consumo de energia, apoiando iniciativas verdes com maior eficiência de energia.