Descubra porque um hackathon pode melhorar a sua vida profissional
Edgar Amorim, Analista comportamental e coach, da Amorim & Pimentel
Já ouviu falar de “hackathon” (“hack”, programar de forma excepcional, e “marathon”, maratona)? É uma maratona para criar soluções para desafios propostos e, muitas vezes, envolve o desenvolvimento de Apps. Em outubro último, tive a oportunidade de participar, em Brasília, DF, do “NASA International Space Apps Challenge”, um “hackathon” promovido pela NASA onde foram apresentados mais de trinta desafios.
Na dinâmica do evento as equipes escolhem os seus desafios e buscam por soluções, que deverão ser apresentadas no meio e no final do evento. Nesse trabalho elas contam com a ajuda de mentores, que são profissionais com experiência em várias áreas – que vão de telecomunicações e veterinária até negócios, marketing e como fazer um “picth” (apresentação das ideias em um ou três minutos). A edição deste ano do NASA International Space Apps Challenge contou com quase 100 equipes com uma média de sete participantes em cada uma. Também foram convidados alunos de escolas públicas para participarem das equipes.
Um evento desse tipo exige vários conhecimentos e competências. Já mencionamos em outros artigos sobre a grande mudança que está acontecendo no mercado de trabalho. Muitas profissões estão sumindo e outras tantas surgindo. As relações de trabalho estão passando por fortes mudanças. Tudo influenciado pelo desenvolvimento tecnológico.
Talvez, em poucos anos, o trabalho tradicional exista somente para poucas áreas profissionais. O mundo atual convoca as pessoas a adquirirem novas competências. Participar de um “hackathon” é uma grande oportunidade para perceber quantas competências possuímos e quantas nos faltam para esse novo mundo profissional. Provavelmente, num futuro breve, muitas pessoas terão que lidar com “vender” o seu conhecimento e serviços. Desenvolver um “pitch” é uma excelente oportunidade de verificar como está a sua competência e “vender” a sua experiência.
Num hackathon as equipes têm que encontrar caminhos, discutir ideias, dar um nome para a solução criada e preparar o discurso de posicionamento para o mercado, entre tantas outras atividades. E termina com a venda da solução criada, o “pitch”, para uma bancada de jurados.
No final, alguns recebem prêmios e outros ganham de outra forma: descobrem novos caminhos e competências. E o mais interessante é que alguns acabam criando produtos que podem se tornar um excelente negócio – algo que não podiam nem imaginar antes de participar deste tipo de evento.
Leia um pouco sobre os vários “hackathons” que tem sido organizados por muitas instituições. Recentemente aconteceu um em Santa Rita do Sapucaí, MG, e terra do Inatel. E, claro, participe de um para se desafiar e ver as competências que você pode precisar em breve.
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.