DevOps e a melhor experiência do cliente
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
O DevOps é uma prática que prevê a colaboração e comunicação entre os desenvolvedores de software e as equipes de TI para que tarefas como desenvolver, testar e entregar software possam ser feitas de forma rápida e eficiente. Basicamente, este conceito possibilita melhorar a experiência do cliente, simplificar processos e integrar áreas.
Esta cultura deve ganhar cada vez mais visibilidade entre os gestores de TI. Segundo a consultoria IDC, o mercado mundial de software DevOps alcançará US$ 8 bilhões até 2022 – em 2017 esse valor chegou a US$ 3,9 bilhões. Este crescimento está atrelado, principalmente, aos investimentos das empresas em inovação baseada em software para gerar valor aos seus negócios, além da crescente adoção de soluções baseadas em microsserviços e novas metodologias de desenvolvimento de arquiteturas de aplicativos cada vez mais colaborativos e automatizados.
Um artigo publicado nesta edição mostra como o DevOps ajuda a melhorar os processos de negócios das empresas. A metodologia reduz os custos com a infraestrutura, acelera a velocidade do lançamento de um produto em até 30% e diminui as falhas de código em até 80%. As empresas ainda podem experimentar ganhos relacionados à eficiência operacional, facilidades na comunicação entre equipes e uma melhora no índice de satisfação dos clientes e colaboradores.
O outsourcing de TI é outro tema abordado nesta edição. Para Cesar Poppi, executivo sênior de TI da TE Connectivity, não existe uma receita do que fazer e o que é certo ou errado quando o assunto é o outsourcing. Geralmente, as empresas tomam esta decisão para diminuir custos, porém Poppi alerta que há outros fatores que devem ser levados em conta, como a história de cada indivíduo envolvido no processo, a visão do gestor de TI e a situação da empresa.
Tanto o DevOps quanto a terceirização de TI são responsáveis por uma grande mudança cultural, que repercute em todas as áreas de uma companhia. Antes de tomar qualquer decisão, o mais importante é entender o valor da TI para o negócio.
Boa leitura!