DevOps: Entenda seu papel na transformação digital
Valdinei Ribeiro, head of cloud & DevOps da Iteris
No final de 2021, a empresa Dynatrace divulgou uma pesquisa sobre a abordagem de cultura DevOps. Realizado com 1.300 líderes, o estudo apontou que as organizações esperam aumentar a frequência de lançamentos de software em 58%, em média, nos próximos dois anos. Quase ¼ dos entrevistados revelou que a pressão por inovação no menor time-to-market poderá sacrificar a qualidade do código. E a conclusão para 98% dos entrevistados é que ampliar o DevOps para mais aplicações será a chave para a inovação e para garantir a experiência de consumidores.
Acontece que a transformação digital traz desafios para todas as organizações e é preciso superá-los a fim de reduzir riscos e aumentar a velocidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e serviços. Por isso, uma cultura DevOps fornece abordagens para simplificar a colaboração, melhorar os ciclos de feedback e proporcionar lançamentos mais rápidos e frequentes.
Afinal, as práticas de DevOps têm se tornado cada vez mais cruciais para as empresas que buscam excelência em suas operações de TI e desenvolvimento de sistemas e produtos digitais. Adotar essa cultura se tornou uma questão de sobrevivência para as companhias que querem se manter competitivas no mercado.
Os benefícios são os mais variados. A entrega de software se torna mais rápida e confiável, as equipes, mais produtivas e motivadas e a qualidade do software melhora significativamente. Além disso, a cultura DevOps permite que as organizações se adaptem mais facilmente às mudanças no mercado e aproveitem as oportunidades oferecidas pela transformação digital.
A colaboração contínua entre as equipes de desenvolvimento e operações também promove a criação de soluções mais completas e robustas. Ao trabalhar juntas desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento, elas podem identificar e resolver problemas mais rapidamente.
No entanto, ao longo da jornada de transformação digital, as organizações se deparam com diversos problemas, desde imaturidade com abordagem da metodologia à resistência cultural às mudanças – o que é absolutamente normal.
Por isso, é essencial trazer elementos da cultura DevOps que atuam no sentido de quebrar objeções e apresentar os ganhos significativos para o negócio, como mindset colaborativo e pensamento focado na entrega de valor para o usuário final.
Outro princípio importante do DevOps é a integração contínua, um ótimo método para rastrear métricas de produtividade e testar a qualidade em uma linha de entrega com processos transparentes e automáticos, a fim de eliminar o trabalho manual rotineiro e os possíveis erros humanos. O resultado é entregar produtos de qualidade, com rapidez e segurança aos clientes.
Por fim, a cultura DevOps pode impulsionar a transformação digital, a inovação e garantir a competitividade das empresas, além de permitir uma adaptação muito mais rápida às demandas do mercado e prosperar em um mundo digital em constante evolução.
Com graduação em Sistemas de Informação e MBA em Gestão de Projetos, Valdinei Ribeiro atua no mercado de TI e desenvolvimento de software há mais de 13 anos. Na Iteris, atualmente, o executivo ocupa o cargo de Head of Cloud & DevOps.