DHL e IBM mostram o potencial da inteligência artificial no setor de logística
Redação, Infra News Telecom
A DHL, empresa especializada em logística, e a IBM desenvolveram um relatório conjunto para mostrar o potencial da inteligência artificial (IA) no mercado de logística e demonstraram a melhor forma de aplicá-la para transformar o setor. As duas companhias descrevem como as empresas da cadeia de suprimentos podem se aproveitar dos benefícios e das oportunidades da IA.
O trabalho indica que a inteligência artificial tem o potencial de aumentar significativamente as capacidades humanas. As tecnologias de IA estão se desenvolvendo rapidamente, possibilitando que novas aplicações sejam adicionadas ao setor de logística. Isso pode, por exemplo, ajudar a enriquecer a experiência do consumidor por meio de engajamento conversacional e realizar a entrega de artigos até mesmo antes que o cliente faça o pedido.
“Hoje, as condições de tecnologia, negócio e sociedade favorecem uma mudança de paradigma para operações logísticas previsíveis e proativas”, explica Matthias Heutger, vice-presidente sênior e chefe global de inovação da DHL. “Uma vez que o progresso tecnológico na área de IA está se desenvolvendo a um ritmo elevado, acreditamos que temos a obrigação de explorar, junto com os nossos clientes e funcionários, como a inteligência artificial moldará o futuro do setor de logística.”
Muitos mercados foram bem-sucedidos na adoção de IA em suas operações diárias, como o de engenharia e manufatura: a inteligência artificial está sendo utilizada nas linhas de produção para ajudar a otimizar a fabricação e manutenção por meio do reconhecimento de imagem e interfaces conversacionais. No segmento automotivo, ela já é utilizada para aprimorar as capacidades de autoaprendizado dos veículos autônomos.
Com a ajuda da IA, o setor de logística mudará seu modelo operacional de ações reativas para um modelo previsível, proativo, automatizado e personalizado, criando visões melhores com custos favoráveis nas atividades de back office, operacionais e voltadas para o consumidor. É possível, por exemplo, utilizar o reconhecimento de imagem avançado para rastrear a condição das remessas e ativos, permitir autonomia completa ao transporte ou prever flutuações dos volumes de remessa mundiais antes que aconteçam. A tecnologia aumenta claramente as capacidades humanas, mas também elimina o trabalho rotineiro.
“A tecnologia está transformando as cadeias de valor tradicional do setor de logística e os ecossistemas estão reformulando as empresas, as indústrias e as economias”, afirma Keith Dierkx, líder da indústria global da IBM no setor de frete, logística e ferroviário. “Ao utilizar IA nos processos centrais, as empresas podem investir mais em pontos cruciais do crescimento estratégico para modernizar ou eliminar sistemas de aplicações existentes. Isso torna os ativos e infraestrutura existentes mais eficientes, ao mesmo tempo em que a força de trabalho ganha mais tempo para aprimorar suas habilidades e capacidades.”
O relatório ainda indica que a inteligência artificial se tornará tão onipresente no setor industrial quanto já é no mundo do consumidor. O estudo também fornece perspectivas e melhores práticas sobre como empresas de logística podem aproveitar e adotar a IA em suas cadeias de suprimento globais.