Edge computing na crista da onda
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
O edge computing é um assunto já bastante discutido pelos profissionais de TI e telecom. E, nos últimos três anos, a Infra News Telecom vem abordando com frequência os impactos da computação de borda na infraestrutura de rede e nas operações de TI.
Está claro que a chegada do 5G e o crescimento da IoT – Internet das coisas devem dar ainda mais espaço para a tecnologia e este cenário vai exigir uma mudança na forma como os data centers são projetados.
Ele também destaca os desafios impostos pelas novas aplicações, que, em conjunto com a infraestrutura, precisarão se tornar mais distribuídas. “Isso significa tirar todo o processamento em uma nuvem central e passar a colocar essa nuvem central em operação lado a lado com uma nuvem distribuída na borda”.
Esta edição também traz um artigo sobre a refrigeração dos equipamentos de TI nos data centers. Marcelo Barboza, da Clarity Treinamentos, aborda alguns problemas que acontecem entre o ar-condicionado e os computadores, já que “há um fluxo de ar entre esses dois tipos de máquinas: o ar frio fornecido pelo CRAC e que deve ser captado pelo computador; e o ar aquecido pelo computador, que deve retornar ao CRAC para ser resfriado novamente”.
Se você opera, gerencia ou mantém um data center fique “ligado”. A equipe da Infra News Telecom conversou com vários especialistas do setor e, daqui há alguns dias, vai oferecer um conteúdo especial para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções e serviços para o seu ambiente.
Simone Rodrigues é jornalista, com pós graduação em comunicação jornalística, além de especialização em mídias sociais. Tem 20 anos de vivência no mercado de infraestrutura e redes de telecomunicações. É fundadora da Infra News Telecom.