Edge UOL, AWS e Scala Data Centers se juntam para acelerar adoção de edge computing no Brasil
Redação, Infra News Telecom
A Edge UOL, empresa de serviços de tecnologia originada de um spin-off da Compass, a AWS, empresa de computação em nuvem, e a Scala Data Centers, plataforma de data centers hiperescaláveis sustentáveis, se uniram para acelerar a adoção do edge computing e das redes 5G no Brasil. As empresas vão disponibilizar serviços de transformação digital que requerem baixa latência, processamento local e residência de dados com AWS Outposts.
No projeto, a Edge UOL atuará como provedora dos serviços gerenciados a partir da tecnologia AWS Outposts, um servidor (disponível em diferentes tamanhos) que fornece computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços da AWS localmente. Com isso, é possível acessar a gama de serviços da AWS instalada em edge data centers da Scala, interconectados para oferecer uma solução completa de edge computing, assim como redes privadas e públicas de 5G, para operadoras de telecomunicações com atuação em todo o território brasileiro.
Os clientes poderão utilizar serviços e infraestrutura de nuvem oferecidos pela AWS em demandas locais que exigem baixa latência, processamento local, residência de dados, migrações e modernizações em um modelo híbrido.
A Edge UOL conta com a Compass UOL para o desenvolvimento e modernização de aplicações voltadas para arquitetura edge computing. Assim, a oferta de serviço pode ser completa tendo a possibilidade de entregar plataforma ou solução digital para atender às necessidades de negócios dos clientes em uma infraestrutura distribuída em redes 5G.
“Edge computing é uma tecnologia relativamente nova, mas com grande potencial de crescimento em um país com as dimensões do Brasil. Com a infraestrutura disponível hoje, dados gerados em localidades distantes dos grandes centros tecnológicos, como no agronegócio, fábricas, lojas, centros de distribuição e nas usinas, por exemplo, precisariam ser enviados para processamento em data centers a quilômetros de distância. Isso torna as operações menos eficientes, gera latência e consome recursos. A implementação do projeto viabilizará a adoção de tecnologias da nuvem na ponta, como para cidades inteligentes, onde é necessário processamento imediato”, explica Rodrigo Lobo, COO da Edge UOL.
A Scala irá fornecer os serviços de data center, colocation e segurança, além de criar e gerenciar ambiente propício para conectividade. A partir dessa infraestrutura, a Scala garantirá a menor latência em regiões geográficas estratégicas, em linha com a demanda de negócios dos clientes.