EDP usa cabo óptico em rede de distribuição de média tensão
Redação, Infra News Telecom
A EDP, concessionária de energia elétrica, firmou uma parceria com a Furukawa para integrar nas suas redes de distribuição do Espírito Santo e de São Paulo soluções de redes ópticas de alta confiabilidade e multisserviços. Segundo João Brito Martins, diretor da EDP Espírito Santo, a principal inovação do projeto foi o uso da tecnologia de cabos OPDC – Optical Distribution Cable como elemento de sustentação da rede compacta de média tensão (15 kV). Trata-se de uma solução híbrida (metálica com fibra óptica) capaz de conduzir energia elétrica e, ao mesmo tempo, fazer a transmissão de dados em banda larga. “A aplicação desse cabo aumentará de forma expressiva a nossa malha óptica utilizada para a comunicação dos medidores, religadores, reguladores de tensão, conjuntos de combate a perdas, comunicação operativa e corporativa”, explica Martins.
Com conclusão prevista para novembro deste ano, o projeto conta com o apoio do programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e já tem um piloto em andamento com cinco quilômetros de rede automatizada na área de atuação da EDP Espírito Santo, com os cabos integrados a roteadores fiber mesh. “A adoção do conceito mesh em redes ópticas provê comunicação de alta disponibilidade e confiabilidade”, acrescenta o diretor.
Para ele, o grande benefício do projeto, que será ampliado para a EDP São Paulo, é aproveitar a infraestrutura existente para o lançamento de cabos ópticos, o que reduz os custos de implantação e manutenção. A intenção da distribuidora é de utilizar a tecnologia em larga escala, sempre que houver ampliação (ou substituição) das suas redes de média tensão. “Isso aumentará a capilaridade do sistema de telecomunicações e abrirá oportunidades de novos negócios. Uma das possibilidades, por exemplo, é o compartilhamento com terceiros da infraestrutura”, finaliza o executivo.