Eficiência no edge data center
Peter Fischer, technical advisory and solutions group, da R&M
Conteúdo oferecido por R&M, fornecedora global de sistemas de cabeamento para infraestrutura de rede
A demanda atual e futura de aplicações é o grande motivador do crescimento de edge data centers, tanto nas operadoras quanto no mercado corporativo. Este ano, veremos a implantação acelerada de novas e evolutivas tecnologias no data center.
Edge data centers são instalações mais compactas localizadas perto das populações que atendem, fornecendo recursos de computação em nuvem e conteúdo em cache para os usuários finais. Ao processar dados e serviços o mais próximo possível do usuário final, a computação de ponta permite que as organizações reduzam a latência e melhorem a experiência do cliente.
A demanda atual e futura de aplicações é o grande motivador do crescimento de edge data centers, tanto nas operadoras quanto no mercado corporativo. Este ano, veremos a implantação acelerada de novas e evolutivas tecnologias no data center. As principais tendências globais que influenciam essas implantações incluem a crescente demanda por redes de maior desempenho, maior eficiência na gestão e o impacto da pandemia Covid-19. A estrutura tradicional não tem como suportar essa nova arquitetura e principalmente a latência.
Outro grande motivador é o consumo de energia da largura de banda. A computação de borda pode ajudar a otimizar o uso de energia, reduzindo a quantidade de dados que passam pela rede. Ao executar aplicações na borda, os dados podem ser armazenados e processados próximos do usuário final e seus dispositivos, em vez de depender de centros de dados centralizados que, geralmente, estão a centenas de quilômetros de distância. A menor latência levará a uma redução no consumo de energia.
A otimização da rede e gerenciamento da demanda, permitem que as empresas rastreiem e monitorem o uso de energia em tempo real e visualizem por meio de painéis, podendo gerenciar melhor o uso de energia e implementar medidas preventivas para limitá-lo onde possível.
Como uma das características é a distribuição de estruturas mais compactas num território como o nosso extenso e com topografia diversificada a segurança, automação e documentação são fundamentais.
Muitos data centers serão sites sem pessoal ou com acesso limitado. As ferramentas de gerenciamento de infraestrutura são necessárias para permitir o gerenciamento dos data centers em locais remotos. Deve-se incluir gerenciamento remoto e monitoramento de conexões de cobre e fibra e travas de segurança, com alertas em tempo real para eventos de segurança e rede para ajudar a prevenir tempo de inatividade ou acesso não autorizado.
O gerenciamento de capacidade deve ser inteligente e confiável, trazer insights sobre disponibilidade de espaço em rack, tomadas elétricas em PDU em rack, portas de rede com compatibilidade de mídia e conector que no momento da mudança ou ampliação permita uma rápida ação. Dados em tempo real para reserva de espaço em rack com vários usuários em vários projetos permite que as equipes trabalhem de uma forma colaborativa. A visualização inteligente do espaço, energia e conexões de rede mostra para os executivos da empresa e clientes a confiabilidade das instalações.
Gerenciamento de mudanças deve economizar tempo por meio da habilitação inteligente de solicitações de mudança e movimentação de dispositivos corretas e oportunas. Uma trilha de auditoria automatizada garante a conformidade com ITIL. Fazer reservas rápidas ou planejar cenários de implantação cria uma maior eficiência da equipe por meio de comunicação e processos inteligentes e mensuráveis, facilitando reservas rápidas ou criando um cenário de implantação claro.
O R&M inteliPhy net é uma solução DCIM inteligente e fácil de usar para gerenciamento de ativos, capacidade e mudanças. Reduzindo o tempo de implantação e garantindo alta qualidade dos dados de sua documentação, com ótima visualização da infraestrutura de TI. Para gerenciamento de ativos: biblioteca de modelo inteligente com informações detalhadas do modelo, como espaço U, dimensões, peso e informações detalhadas da porta de rede, como conector e meio. Arraste e solte ativos em e dentro de um rack; veja as imagens de uma maneira intuitiva, seja uma vista frontal e/ou traseira dos equipamentos; e rastreie e visualize as relações entre os ativos.
Além disso, soluções de alta densidade também são imprescindíveis. A tecnologia de cabeamento e conectividade deve ser projetada para ser autoexplicativa e fácil de reparar. Instaladores e técnicos devem ser capazes de operar os sistemas de forma intuitiva.
Para isso, a R&M possui uma solução flexível, de alta densidade e modular: o Netscale. Disponível em diferentes versões como, por exemplo, o Netscale 72 que fornece uma plataforma individual com a melhor densidade da categoria e soluções de fibra de Base-8 e Base-12, para a construção de redes de data center. Oferece documentação automatizada de portas, baseada em RFID, e orientação visual para ordens de trabalho. Uma nova versão já está disponível, o Netscale 48, e traz ainda mais possibilidades e benefícios para o usuário.