Eletronet lança serviço de trânsito IP com foco nos provedores de Internet
Redação, Infra News Telecom
A Eletronet, fornecedora de serviços de trânsito IP e circuitos de alta velocidade em longa distância via fibra óptica, lançou o Full IPix, um serviço de trânsito IP entregue de forma descentralizada diretamente nos IX.br – Brasil Internet Exchange nacionais. A novidade vai atender aproximadamente 2300 provedores de Internet do país.
Em março último, a companhia iniciou a comercialização do Full IP, um serviço de trânsito IP redundante, com conexões diretas a TIER 1 e entregue nos seus 155 pontos de presença. Para atender aos provedores de Internet que não conseguem abordar os seus pontos de presença, a Eletronet desenvolveu um projeto para a oferta de trânsito IP nos principais IX’s nacionais. Agora, o serviço pode ser adquirido nos PIXes – pontos de interconexão das cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Salvador e Fortaleza. A meta é de que o Full IPix esteja disponível em 17 PIXes nacionais até o fim deste ano.
“Novos clientes que se conectarem ao Full IPix, em qualquer localidade atendida, contarão com a hiperconectividade da rede IP da Eletronet e estarão automaticamente ligados aos demais IX e provedores de trânsito nacionais e internacionais, garantindo acesso privilegiado aos conteúdos mais importantes. A contratação pode ser feita com capacidades a partir de 200 Mbps”, diz Célio Mello, gerente de produtos da Eletronet, acrescentando que a estrutura do Full IPix reforça o posicionamento da rede de fibra óptica Eletronet nos pontos de concentração de tráfego. “Os provedores presentes nos PIXes irão se beneficiar de toda a qualidade e disponibilidade da rede Eletronet, reforçando condições para crescimento e amadurecimento dos pontos de troca de tráfego. Acreditamos que pela agilidade de ativação e facilidade de acesso, temos um grande potencial de expansão geográfica e crescimento para novos clientes”.
A Eletronet possui uma rede nacional de fibra óptica baseada em OPGW com mais de 16 mil km e 155 pontos de presença em 18 estados do Brasil. Por meio dessa infraestrutura são oferecidos serviços de telecomunicações para operadoras e provedores de Internet. “Estamos otimistas para entrar neste marketplace, que é bastante competitivo. Nos preparamos ao longo do ano para garantir a entrega de um produto diferenciado, com um modelo de negócio acessível e flexível para este alto volume de clientes”, finaliza Cássio Lehmann, diretor comercial e de marketing da Eletronet.