EllaLink ingressa no mercado de games
Redação, Infra News Telecom
O cabo submarino de fibra óptica de alta capacidade EllaLink, que conecta diretamente a América Latina à Europa, está disponível para gamers brasileiros e europeus. A entrada do cabo EllaLink no mundo dos games é resultado de uma parceria com a IP Telecom, que fornece acesso diferenciado de trânsito IP aos principais servidores de conteúdo espalhados pelo continente europeu, e com a NoPing, solução de alta performance para melhoria da latência voltada para o segmento dos jogos online.
Inaugurado em junho, após investimento de R$ 1 bilhão, o cabo EllaLink dispõe de quatro pares de fibras ópticas. Antes, a maioria das conexões entre os dois continentes era feita via EUA. A nova rota direta, de 6 mil km sob as águas do Atlântico, entre Fortaleza, CE, e Sines, Portugal, garante uma conexão de até 100 Terabits, com redução de latência em relação à rota anterior. Além de games online, a baixa latência beneficia a performance de negócios digitais, serviços em nuvem, bancos eletrônicos e mídia de entretenimento.
“Essa redução da latência na conexão entre Brasil e Europa, contada em milissegundos, representa o maior diferencial do nosso cabo, mas muita gente não conseguia perceber esse ganho na maioria das aplicações”, explica Rafael Lozano, gerente de Brasil da EllaLink.
Lozano observa que, até a parceria entre EllaLink, IP Telecom e NoPing, as latências entre os continentes rondavam os 250 ms entre os principais servidores de games, sendo que uma experiência de jogo considerada boa deve ficar abaixo dos 150 ms. “Com o cabo EllaLink, esta latência se reduz a menos de 120 ms entre pontos de alta concentração de tráfego na Europa”, afirma.
Além da rota direta mais curta fornecida pelo cabo EllaLink, a IP Telecom vai agilizar a transmissão de dados de clientes provedores, utilizando os hubs de conexão da EllaLink nos dois lados do Atlântico, estendendo a transmissão de Sines a Lisboa, Madri e Marselha, do lado europeu; e da capital cearense para São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil.
Já a NoPing vai assegurar que a conexão tenha a menor latência possível. Isso porque sua solução funciona como um GPS da internet: o algoritmo faz um cálculo de todas as rotas disponíveis e escolhe a que permite, simultaneamente, a máxima redução de latência, com correção de perda de pacotes e quedas de conexão.