Embratel fornece soluções de nuvem para o Instituto Federal do Piauí
Redação, Infra News Telecom
O IFPI – Instituto Federal do Piauí, instituição de ensino ligada ao Ministério da Educação, fechou um contrato com a Embratel para migrar os seus servidores para a nuvem da AWS, com uma oferta multicloud.
Os primeiros serviços migrados foram o sistema unificado de administração pública (Suap), responsável pela informatização dos processos administrativos e gerência organizacional da instituição, e a página web. “O objetivo é facilitar e melhorar o acesso às informações e ferramentas para uma experiência mais positiva, rápida e simples aos usuários”, diz Eduilson Livio Neves da Costa Carneiro, diretor de tecnologia da informação do IFPI.
De acordo com a Embratel, o próximo passo incluirá o Q-Acadêmico, portal e sistema desktop dedicado aos professores e alunos para acesso e gerenciamento de informações acadêmicas como histórico escolar, lançamento de notas e acervo da biblioteca. “Essa arquitetura possibilitará a administração mais simplificada, segura e escalável de grandes volumes de dados dos clientes”, avalia Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel.
O projeto também prevê serviços de consultoria, implementação e gestão especializada de ambientes de TI, com maior capacidade de armazenamento de dados, segurança e otimização de custos. Antes da migração feita pelo IFPI, a Embratel criou redes e dispositivos de segurança para suporte da infraestrutura na Nuvem, como WAF – Firewall de Aplicativos Web, para interceptação de tentativas de ataques cibernéticos aos sistemas.
O Instituto Federal do Piauí é uma instituição de ensino básico, técnico e superior especializada em educação tecnológica e profissional. O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de computação em nuvem para diversos órgãos do Governo Federal.