Embratel vai fornecer serviços de eficiência energética para o Banco do Brasil
Redação, Infra News Telecom
A Embratel vai fornecer serviços de gestão e diagnósticos de energia elétrica para o Banco do Brasil. O contrato prevê a prestação do serviço para mais de mil unidades da instituição em todas as regiões do país, incluindo agências e prédios comerciais.
O sistema de eficiência energética operadora foi desenvolvido para ajudar na gestão eficiente do uso e no controle dos custos com energia. “A solução fornece autonomia ao cliente para acompanhar de perto o seu consumo de energia elétrica e inclui uma consultoria profissional”, diz Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel.
Basicamente, o sistema funciona da seguinte forma: medidores são instalados no quadro de energia elétrica da empresa para analisarem os diferentes circuitos elétricos, como sistema de refrigeração, iluminação e equipamentos de TI. Esses dispositivos se comunicam, via rede móvel (3G ou 4G), com uma plataforma em nuvem da Embratel, permitindo aos gestores acesso aos dados sobre consumo de energia.
A solução possibilita ainda identificar padrões de consumo irregulares e de prováveis falhas em equipamentos. Agregado ao processo de monitoramento, a oferta inclui a automação de comandos para o controle e o desligamento de circuitos elétricos em determinados horários. Por meio de um controle de acesso seguro, as companhias acessam os relatórios com o detalhamento do consumo de cada circuito elétrico.
No Banco do Brasil, medidores serão instalados em unidades de baixa e média tensão. Esses medidores estão aptos para receber conectividade por meio de modem 3G e 4G para acesso à plataforma de gestão. “Além da instalação de equipamentos de monitoramento e do fornecimento de sistema informatizado via web, a Embratel também fornece um aplicativo móvel para o cliente, que pode gerenciar os seus recursos a qualquer hora ou local”, acrescenta Maria Teresa Lima, diretora executiva para governo da Embratel.
Estudos, relatórios e diagnósticos energéticos embasam as atividades do Banco para tornar a gestão dos recursos mais eficiente. A manutenção dos equipamentos e a atualização do sistema serão feitos remotamente pela Embratel.
Com base nas informações sobre o consumo energético do Banco, a equipe de consultoria da Embratel também irá sugerir melhorias, como programar o desligamento de determinados equipamentos fora do horário de uso, orientar os colaboradores sobre boas práticas para economia de energia e até auxiliar na elaboração de um manual de consumo.