Empresas se unem para levar conectividade a áreas remotas do Brasil
Redação, Infra News Telecom
Com o objetivo de expandir o acesso à Internet nas regiões agrícolas do Brasil, a Trimble, fabricante de tecnologias para agricultura de precisão, se uniu a AGCO, The Climate Corporation, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec e TIM para viabilizar o ConectarAGRO.
Trata-se de um projeto que utiliza tecnologias abertas e abrangentes a soluções de automação no campo, conectando máquinas e pessoas. “Este é um diferencial em relação às demais soluções tecnológicas disponíveis no mercado, que atualmente são fechadas, limitadas e trazem maior insegurança ao agricultor, dificultando a sua adoção em larga escala”, diz Guillermo Perez-Iturbe, diretor comercial para a América Latina da divisão de agricultura da Trimble.
O produtor rural poderá usufruir, de forma completa, dos recursos disponíveis de agricultura de precisão, digital e automação, além de ter acesso a uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados com conectividade de qualidade para automatizar o seu negócio. “Esta iniciativa vai abrir portas para o desenvolvimento e inovação do agronegócio brasileiro, beneficiando outros setores que também perdem oportunidades pela falta de acesso à Internet”, completa o diretor.
Cada empresa que integra esta iniciativa contribuirá com as suas especialidades e experiências de mercado para ajudar a criar um ecossistema favorável e melhorar ou desenvolver as condições para a conectividade no campo. Não haverá desenvolvimento, produção ou comercialização conjunta de equipamentos, produtos ou serviços no mercado pelas empresas participantes, que continuarão a atuar forma independente, sem qualquer combinação de atividades econômicas e compartilhamento de riscos e resultados.
Para Perez-Iturbe a diversidade, a competência e o interesse comum das empresas envolvidas no projeto criará um ambiente para entender o problema de conectividade no campo brasileiro, gerando uma estratégia efetiva para solucioná-lo. “A estrutura para a implementação desta iniciativa está sendo definida baseada em todas as práticas e necessidades legais vigentes no Brasil”.