Enel testa 5G standalone na rede de distribuição de energia
Redação, Infra News Telecom
A Enel Distribuição São Paulo, concessionária que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, em colaboração com a TIM, Ericsson, Qualcomm e Motorola, acaba de anunciar um projeto pioneiro de aplicação do 5G standalone na América Latina, na Vila Olímpia, zona sul da capital paulista, para suportar a operação de redes de distribuição de energia elétrica.
Em testes desde agosto último, a tecnologia 5G será avaliada pela concessionária para reforçar o nível de digitalização do sistema elétrico, buscando agilizar a resposta automática em caso de ocorrências e viabilizando o desenvolvimento de novas aplicações que tornarão mais eficiente e rápida a resolução de problemas complexos na rede elétrica.
Os sistemas de automação usados pela distribuidora atualmente funcionam na rede 3G, que tem um tempo de resposta na casa de segundos. Com o 5G, isso pode cair para cerca de 5 milissegundos, que é 10 vezes mais rápido que o tempo que o cérebro humano demora para reagir a uma imagem. A infraestrutura terá uma estação radiobase 5G (gNodeB), que será instalada na subestação Itaim e servirá como meio de acesso de comunicação para monitoramento e controle de equipamentos de rede de distribuição aérea que se encontram nas proximidades deste local. Também serão testadas novas aplicações com a rede 5G, como o uso de realidade aumentada e a assistência remota por videoconferência para a manutenção do sistema elétrico pelos eletricistas.
A Ericsson será responsável pela infraestrutura 5G, como antenas, rádios e outros componentes; a Qualcomm forneceu CPEs 5G FWA – Fixed Wireless Access com um modem; a Motorola disponibilizará três modelos de terminais diferentes para os testes; e a TIM Brasil vai fornecer a rede 5G standalone.
O projeto piloto faz parte das ações do projeto Urban Futurability, promovido pela Enel Distribuição São Paulo, que irá transformar a Vila Olímpia num bairro digital e sustentável, com investimento de R$ 125 milhões do programa de pesquisa & desenvolvimento da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.
Os resultados obtidos serão utilizados pelo Grupo Enel para suportar as futuras iniciativas de digitalização não só da Enel Distribuição São Paulo, mas também em suas concessões no Rio de Janeiro, no Ceará e em Goiás. Hoje, a companhia é líder atende a aproximadamente 18 milhões de consumidores nos quatro Estados.
O 5G já vem sendo utilizado pela Enel em outras regiões do mundo. Na Itália, a companhia criou o projeto Smart5Grid para acelerar a detecção de falhas e melhorar os tempos de detecção e resolução de interrupções dos serviços.