Entenda o mundo VUCA e saiba como ele reflete na sua carreira
Edgar Amorim, Analista comportamental e coach, da Amorim & Pimentel
Até pouco tempo bastava uma formação profissional, técnica ou universitária, para você ter opções de caminhos e carreiras a seguir. Com o desenvolvimento tecnológico e o advento da Internet isso mudou. Tarefas braçais repetitivas começaram a ser realizadas por robôs e dispositivos mecânicos. Trabalhos que exigem algum envolvimento mental, mas que também sejam repetitivos, começaram a ser realizadas por robôs de software. Isso tem tomado o lugar do emprego tradicional e o que nos resta saber é como atuar nesse novo cenário – o mundo VUCA – Volatillity, Uncertainly, Complexity e Ambiguity, ou seja, mundo de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).
VUCA é um termo criado pelo exército norte-americano nos anos 90 para definir a situação mundial após a guerra fria e que no início dos anos 2000 foi adotado pelos administradores, pois traduz muito bem a situação do mundo dos negócios atuais.
É volátil porque é dinâmico, muda muito rápido e não segue padrões. É incerto porque o ambiente é instável e a alta conexão entre processos, plataformas e pessoas cria relações imprevisíveis.
É complexo porque existe uma grande quantidade de variáveis que afetam o nosso dia a dia e temos que lidar com todas elas ao mesmo tempo para finalizar atividades com prazos cada vez mais curtos.
É ambíguo, pois há falta de clareza sobre o significado, causa e circunstância dos acontecimentos. Por isso, na maioria das vezes, não há uma única resposta certa para uma determinada questão, pois pode haver ambiguidade nas possíveis respostas.
Esse mundo exige competências específicas e são elas que temos que conhecer e trabalhar para nos destacar em nossas atividades e carreiras.
As principais dessas competências são:
1 – Visão: identificar metas de longo prazo e promover a implementação de alternativas ou ideias diferentes.
2 – Aprendizado contínuo: esforço para adquirir conhecimentos e melhorar as habilidades por meio de formação e treinamento.
3 – Flexibilidade: tratar com eficiência problemas, pressões e estresses relacionados ao trabalho de maneira profissional e positiva.
4 – Adaptável a mudanças: adaptação a situações mutáveis, reestruturação de tarefas e prioridades durante processos de mudança.
5 – Inovação: gerar soluções novas e criativas para os problemas para melhorar resultados, desempenho e produtividade.
6 – Foco no cliente: prever e projetar as necessidades dos clientes. Promover ou apoiar o fornecimento de produtos e serviços que excedam as expectativas dos clientes.
7 – Comunicação interpessoal: comunicação clara e eficaz com pessoas em todas as situações.
8 – Negociação: identificar as necessidades e motivos de ambas as partes e se emprenhar por acordo mutuamente benéficos.
9 – Administração de conflitos: fazer a gestão de conflitos entre as pessoas para buscar solução para assuntos delicados.
10 – Respeito à diversidade: entender, aceitar e ser sensível às diferenças individuais. Tratar todas as pessoas igualmente, independentemente de gênero, raça, credo, origem, status ou função.
Quais delas você já possui? Quais faltam desenvolver? Faça o seu plano de ação e ponha em prática (com uma data limite para realizá-lo).
Se quiser sugestões sobre como desenvolver essas competências, leia os artigos É preciso agir para alcançar o sucesso profissional e Como planejar a transição de carreira
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.