Equatorial Energia acelera projetos de transformação digital
Redação, Infra News Telecom
O Grupo Equatorial Energia, holding do setor elétrico que distribui energia para os Estados de Alagoas, Maranhão, Pará e Piauí, vem ampliando seus projetos de transformação digital. No ano passado, a companhia realizou aproximadamente 22,5 milhões de atendimentos por meio de seu aplicativo (Equatorial Energia) e site.
Além disso, sua assistente virtual para relacionamento com clientes via WhatsApp, chamada Clara, alcançou mais de 6,2 milhões de atendimentos. Para este ano, a Clara, que usa inteligência artificial, vai oferecer mais serviços, como ligação nova, acompanhamento de solicitações e autoleitura.
A mudança começou em 2019, quando a companhia criou uma área de transformação digital, que iniciou a preparação para enfrentar os desafios do setor, antes da pandemia. “Hoje, a Equatorial possui um time multidisciplinar, concentrado na busca de soluções, tecnologias e respostas para as principais e novas necessidades dos consumidores”, comenta o gerente corporativo de digital e inovação da Equatorial, Marcelo Fernandes.
Fernandes acrescenta que para este ano os planos são expandir a adoção de tecnologias de automação de processos e automação de redes, uso de big data, IoT – Internet das coisas e inteligência artificial, com interfaces que levem em conta a experiência do cliente final ou do usuário interno no uso dessas tecnologias. “Precisamos manter o olhar sempre para o futuro, por isso entendemos que o caminho é a inovação e a cultura de alta performance, desde o desenvolvimento e a implantação de tecnologias transformadoras, mas também simplificando processos do dia a dia”.
Segundo ele, alguns cronogramas de inovação estão sendo reavaliados e outros acelerados para atender de forma mais prática as necessidades emergentes e proporcionar que mais pessoas sejam incluídas digitalmente, como aconteceu no início do período da pandemia em 2020, em que a Clara cadastrou de maneira automatizada mais de 280 mil clientes na Tarifa Social Baixa Renda pelo WhatsApp.
A jornada de transformação digital do Grupo tem diversas frentes, incluindo novos sites, URA cognitiva, big data no datawarehouse, robôs e a melhoria constante da Clara, que já é utilizada por quase 2 milhões de clientes. Além dos projetos nas distribuidoras, a Equatorial tem iniciativas digitais nos demais negócios do Grupo, como nas empresas de transmissão e de serviços e plataformas de eficiência energética.