Equinix lança no Brasil serviço de hardware dedicado
Redação, Infra News Telecom
A Equinix, empresa mundial de infraestrutura digital, acaba de lançar no Brasil o Equinix Metal, um serviço bare metal interconectado que aplica o conceito de desenvolvedor e estratégia de API-first à infraestrutura básica de TI.
Basicamente, a solução possibilita que os clientes da companhia utilizem um servidor físico sem compartilhamento e com automação total. A partir de um hardware instalado nos data centers da Equinix, é possível desenvolver as cargas de trabalho na edge em minutos em vez de meses, sem investimento em bens de capital.
“Nossa visão é entregar qualquer modelo de infraestrutura física na velocidade do software. O Metal Equinix é um servidor físico entregue como se fosse uma cloud, preenchendo exatamente a lacuna entre o colocation para a cloud pública, já que o cliente poderá ter todo o controle e eficiência que ele precisa”, resume Diego Julidori, gerente de platform & portfolio marketing para as Américas da Equinix.
Ele ainda acrescenta que a contratação do serviço é simples e similar à compra de uma máquina virtual. O processo permite o autosserviço em todas as etapas. Basta criar uma conta no portal, escolher qual a forma de pagamento (inclusive por meio de cartão de crédito e PayPal) e selecionar qual configuração, modelo de contratação e onde deseja fazer a implementação do serviço. “Em 60 segundos a máquina vai estar disponível”, garante.
O sistema é global e os mais de 10 mil parceiros da Equinix poderão oferecer o serviço, que está presente em 18 localidades. A solução também se une a outros serviços de infraestrutura digital da companhia.
“O Equinix Metal é a solução ideal para empresas que buscam expandir seu alcance global com nuvem unificada e estratégia de edge sem interromper os negócios, atendendo à demanda por hardware distribuído em dezenas de pontos na edge em vez de em alguns poucos data centers”, diz Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil.
Diferentes mercados podem se beneficiar com o Equinix Metal. Um deles é o e-commerce. Isso porque a solução permite habilitar a infraestrutura sob demanda, de acordo com a necessidade de cada cliente, e com cobrança por hora. “Assim, é possível criar com rapidez e flexibilidade uma infraestrutura para atender datas específicas como a Black Friday, por exemplo”, acrescenta Julidori.
Ele também destaca o segmento de ISPs – provedores de serviços de Internet. “Essa solução diminui muito a barreira de entrada de um provedor. Ele pode iniciar um negócio com risco baixo, começando bem pequeno e escalando conforme as suas vendas.”
O serviço possui as mesmas ferramentas utilizadas pelos provedores de cloud, ou seja, o cliente que usa a nuvem pública pode aproveitar as automações e linguagens já utilizadas para implementar máquinas virtuais e serviços de clouds públicas para a instalação do Metal Equinix, de acordo com os seus parâmetros e por meio de uma orquestração 100% digital. “Conseguimos atender desde um cliente com uma maturidade ainda inicial na jornada para cloud, que ainda precisa da máquina física, até o cloud nativo, mas que vê a necessidade de utilizar uma máquina física para determinadas aplicações”.
A Dizzion, empresa norte-americana de desktop as a service gerenciado para trabalho remoto, já utiliza o serviço. A companhia obteve redução de 70% no custo de aquisição de hardware e de 55% em cargas de trabalho compatíveis. “Se tivéssemos escolhido outro caminho, continuaríamos a construir nossa pegada de colocation de cloud privada e a ampliar nossa infraestrutura para suportar o crescimento sazonal dos clientes. Além disso, teríamos de investir milhares de dólares e meses de trabalho para estender nosso sistema Cosmos – Cloud Orchestration Service Management Operations System até a cloud pública”, conta Robert Green, co-fundador e CTO da Dizzion.
A Equinix tem mais de 230 data centers e mais de 10 mil clientes em todo o mundo.