Equipes de alto desempenho
Edgar Amorim, Analista comportamental e coach, da Amorim & Pimentel
Há algum tempo um amigo comentou que a sua empresa tinha ganhado um grande projeto, mas que ele estava preocupado, pois a equipe técnica apresentava dificuldades nas implementações. Isso porque um dos funcionários cometeu um erro, que trouxe sérios problemas. Ao analisar a situação com o grupo, um dos membros mencionou que havia percebido que o erro ia acontecer. Ao ser indagado sobre o motivo de não ter alertado a questão, ele respondeu que ficou constrangido em ter que apontar o erro de um colega e acabou se omitindo. Esta pequena história é uma das tantas que ilustram muito bem as dificuldades que uma equipe pode passar.
O consultor norte-americano Patrick Lencioni, após um longo tempo ajudando equipes a se tornarem mais eficientes, observou que todas elas tinham cinco comportamentos que são cruciais para um alto desempenho. A partir daí ele criou um modelo ao qual denominou “cinco disfunções de uma equipe”. Nele é apontado os cinco comportamentos que cada membro da equipe deve ter para cumprir os objetivos de forma adequada e com eficiência. Se um desses comportamentos não estiver adequado, ou passar por uma “disfunção”, a equipe terá muitos problemas para executar as suas tarefas adequadamente – se é que conseguirá realizá-las por completo.
A figura abaixo representa as cinco disfunções e indica que há uma dependência entre os comportamentos.
A seguir, vamos entender cada uma dessas “disfunções”.
Falta de confiança
Quando os membros de uma equipe são genuinamente transparentes e honestos uns com os outros, eles estão aptos a construir confiança baseada em vulnerabilidade – sem receio de se sentirem vulneráveis de alguma forma perante os colegas.
Medo de conflito
Quando existe confiança, os membros de uma equipe são capazes de se envolver em debates mais abertos e construtivos. Uma boa equipe não é aquela que não discute. A discussão deve ser de ideias e contar com a participação de todos.
Falta de empenho
Quando todos os membros da equipe conseguem apresentar as suas opiniões e debaterem ideias, eles estarão mais propensos a se comprometerem com as decisões do grupo.
Evitar responsabilização
Quando todos estão comprometidos com um plano de ação claro, os envolvidos ficam mais confortáveis em se responsabilizar por suas tarefas e fazer cobranças uns aos outros sobre o andamento das atividades.
Desatenção com resultados
O objetivo de construir confiança e ter conflitos de ideias, comprometimento e responsabilidade é um só: obter resultados para a empresa. Deve-se tomar cuidado para que o ego não interfira e faça busca por resultados pessoais – em vez dos da empresa.
Para quem quiser se aprofundar neste tema, recomendo a leitura do livro de Patrick Lencioni, que em português foi traduzido como “Os 5 desafios das equipes”.
Hoje, com a abordagem do mundo ágil sendo adotada cada vez mais por todas as áreas das empresas, a questão do trabalho em equipe é cada vez mais importante. Por isso, desenvolver-se para evitar as cinco disfunções de uma equipe é crucial para o sucesso de qualquer um.
Você trabalha em equipe? Que tal conversar sobre este tema com os seus colegas?
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.