Ericsson, Qualcomm e Thales testam 5G via satélite
Redação, Infra News Telecom
A Ericsson, a Thales, empresa aeroespacial francesa, e a Qualcomm Technologies estão testando redes não terrestres 5G acionadas via satélite (NTNs 5G). As empresas planejam realizar testes e validação focados em casos de uso de smartphones.
Segundo comunicado da Ericsson, “o resultado pode efetivamente significar que um futuro smartphone 5G usará a conectividade 5G em qualquer lugar da Terra com cobertura global completa para serviços de dados de banda larga, incluindo locais normalmente cobertos apenas por sistemas de telefonia por satélite legados com recursos limitados de conectividade de dados.”
Espera-se que os benefícios da conectividade 5G por meio de satélites de baixa órbita terrestre (LEO) incluam cobertura em geografias extremas ou áreas remotas em mares, oceanos e outros locais onde a cobertura terrestre está ausente.
Essa conectividade aumentaria os recursos de serviço de roaming de assinantes de smartphones 5G, além de permitir a conectividade global para casos de uso da tecnologia em setores como de transporte, energia e saúde. A infraestrutura também poderá usada como suporte de backup para redes terrestres no caso de grandes interrupções ou desastres.
Os trials seguem a aprovação para redes não terrestres 5G via satélite (NTNs 5G), de acordo com a 3GPP. O objetivo será validar vários componentes de tecnologia necessários para habilitar redes não terrestres 5G, incluindo um smartphone 5G, carga útil (payload) de satélite e peças de rede 5G no solo.
Os testes iniciais ocorrerão em um ambiente espacial emulado na França. Serão usados equipamentos terrestres para emular a propagação de rádio 5G e os delays entre um satélite equipado em órbita e a conexão de um smartphone 5G com a rede de acesso de rádio 5G em diferentes locais da superfície da Terra.