F5 Networks apresenta plataforma multi-cloud
Redação, Infra News Telecom
Com a computação de nuvem mais acessível, o conceito multi-cloud, contratação de múltiplos provedores de nuvem, começa a ganhar espaço no país, tanto nas operadoras, como no mercado corporativo. Nesse modelo, o cliente pode escolher o provedor de nuvem com a melhor oferta para atender às necessidades de suas aplicações. “As empresas fazem as suas composições de custos com mais eficiência, disponibilidade e segurança”, comenta Hilmar Becker, country manager da F5 Networks Brasil, fornecedora de soluções de segurança e entrega de aplicações.
Recentemente, a companhia apresentou o BIG-IP Cloud Edition, uma plataforma de software desenhada para multi-cloud e oferecida como um ADC – Application Delivery Controller virtual configurado por aplicação, não importando em que tipo de nuvem a aplicação está rodando. Capaz de executar e automatizar serviços baseados em políticas a cada etapa do pipeline de desenvolvimento e produção, a solução conta com conectores nativos, que permitem conectar os aplicativos na nuvem de forma rápida e simples. “Uma outra vantagem é a sua compatibilidade com diferentes protocolos de gestão. Ela também pode residir em qualquer nuvem. O usuário tem uma visão global das aplicações e consegue enxergar como cada uma delas está se comportando”, acrescenta Michel Araújo, responsável pela área de operadoras e provedores de serviços da F5 Networks Brasil.
A segurança também é um diferencial, segundo Araújo. Essa função é garantida pelo Advanced Web Application Firewall, capaz de filtrar, monitorar e bloquear os aplicativos web, impedindo ataques sofisticados a aplicações, de maneira consistente em redes públicas, privadas ou híbridas.
O BIG-IP Cloud Edition faz parte da plataforma BIG IP, da companhia, que agrega uma ampla gama de funcionalidades, como balanceamento de carga, WAF – web application firewall, gerenciamento de tráfego local e serviços seguros de gateway para web.
Disponível em appliance, chassis ou software, a linha tem throughput de 25 Mbit/s a 1 Tbit/s. A base do produto é o balanceamento de carga – a partir daí outras soluções são inseridas. Araújo destaca ainda que o BIG IP tem capacidade de enxergar e analisar o tráfego web criptografado, sem perder a performance da rede ou da aplicação. “Nosso equipamento é preparado para esse recurso. Tem processadores dedicados para essa tarefa”, completa.
Segurança como serviço
A F5 Networks se posiciona como um provedor de serviços de segurança. A companhia mantém cinco SCOs – Security Operation Center ao redor do mundo. Denominada Silverline, sua oferta de serviços gerenciados de segurança tem capacidade de enfrentar ataques massivos, com escalabilidade e performance. “Imagine um ataque supersofisticado. Existem botnets que podem gerar Terabits de tráfego e derrubar Bancos. Nossa tecnologia é preparada para gerenciar e mitigar ataques volumétricos; com isso, podemos garantir a segurança de aplicações de missão crítica que estão em qualquer nuvem”, completa Dalla.
A Tivit é um dos clientes. A companhia usa o Silverline para prover segurança das aplicações de seus clientes. Basicamente, a plataforma direciona para a nuvem da F5 Networks os ataques ocorridos na rede da Tivit, além de limpar o seu tráfego web. “Em segundos, o tráfego volta para a nuvem da Tivit, como se nenhum ataque tivesse acontecido”.
Com escritório em São Paulo desde 2005, a F5 Networks está presente em 90% das 500 maiores empresas do país. Tem dois distribuidores e 25 canais no Brasil, além de um centro de manutenção local. Em 2017, a companhia, com sede em Seatle, EUA, faturou US$ 2,1 bilhões.