Faixa de 600 MHz vai garantir o avanço dos serviços 5G na AL
Redação, Infra News Telecom
O estudo “A Faixa de 600 MHz na América Latina”, publicado pela 5G Americas, reforça a importância do uso do espectro de 600 MHz (614 – 698 MHz) em países da América Latina. De acordo com o relatório, a banda será fundamental para garantir mais capacidade aos serviços móveis em bandas baixas, com maior cobertura em áreas rurais e melhor penetração em ambientes indoor.
O documento mostra que alguns países da região avançam neste sentido. Em Porto Rico, por exemplo, a banda é usada para oferecer serviços LTE. Já no México e na Colômbia ocorre o planejamento do segundo dividendo digital. O México liberou a faixa de 600 MHz ao completar o processo durante 2018 e planeja licitar o espectro ao final de 2020. Na Colômbia ela estará disponível após a finalização de seu apagão analógico em 2019, ainda que a data para a tentativa do processo de alocação seja 2024.
O relatório ainda destaca que a utilização da banda é um avanço para a região, que está desatualizada na entrega de espectro, levando em conta os números sugeridos pela UIT – União Internacional de Telecomunicações.