Fatec lança curso superior de TI
Redação, Infra News Telecom
A Fatec – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo lançou o curso superior Desenvolvimento de Software Multiplataforma. Concebido em parceria com a Brasscom – Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o curso tem um currículo mais atualizado das Fatecs na área de TI.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de dezembro, exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br. O ingresso se dará pela análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou on-line.
O projeto itinerário contínuo adotado no novo curso foi estruturado por uma parceria entre a SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o CPS – Centro Paula Souza e o Itaú Educação e Trabalho.
Segundo o coordenador de ensino superior de graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves, a formação visa aproximar ainda mais o futuro tecnólogo do mercado de trabalho no setor de TIC – tecnologia da informação e comunicação e será oferecida, inicialmente, nas unidades de Araras, Osasco, São José dos Campos, Franca e na Zona Leste da Capital. “Elaboramos esse curso com conteúdo muito alinhado com a demanda dos principais contratantes de TI e com uma trilha mais ampla, que conecta o técnico com o tecnológico”.
A grade curricular foi organizada empregando conceitos de segurança da informação e inteligência artificial, visando formar profissionais capazes de desenvolver software para diversas plataformas, como web, desktop, mobile, nuvem e IoT – Internet das coisas. De acordo com a Brasscom, existe uma demanda de cerca de 70 mil profissionais por ano para atuarem no setor de TI até 2024.
O egresso do curso poderá atuar em grandes empresas, como especialista ou gestor; em empresas menores, com perfil de atuação mais generalista; em startups; por conta própria, no modelo autônomo, bem como empreender e criar sua própria empresa. De acordo com a Brasscom, o mercado nacional de TIC emprega 1,56 milhão de profissionais atualmente, com mais de 40 mil postos de trabalho criados no ano passado. Desse total, cerca de 40% das vagas estão em São Paulo.
“O setor tem um dinamismo próprio com disrupções tecnológicas, novos usos e aplicações que permanentemente alteram o status quo. Diante desse cenário ao profissional do setor impõem-se um duplo desafio: manter e desempenhar suas atividades, e atualizar-se permanentemente, ou seja, o profissional é um refém da qualificação profissional”, explica Sergio Sgobbi, diretor de relações institucionais da Brasscom.