FITec e UPE lançam programa para formação de mão de obra
Redação, Infra News Telecom
Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em “Residência tecnológica em virtualização de redes” lançado pela FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas, em parceria com POLI-UPE – Escola Politécnica de Pernambuco e com o apoio da Facepe – Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e da Nokia.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 17 de julho no link http://posgraduacao.poli.br/edital-de-inscricao-para-residencia-em-virtualizacao-de-redes/. Ao todo, serão 10 vagas e os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 3.500 para que possam se dedicar integralmente ao programa, além de contarem com grandes oportunidades de contratação após o término do curso.
A pós-graduação acontecerá de forma remota e possui duração de oito meses, com previsão de início das aulas no dia 1° de agosto de 2022. Serão oferecidas formações teórica e prática com participação ativa dos alunos em projetos reais, por meio de parceria com a Nokia. O programa tem como foco as tecnologias de services assurance, mediation, charging, activation, digital insights, device management, performance management, quality management, IoT services, network analytics, orchestration, security assessment e security.
Desde 2011, a FITec realiza programas de residência tecnológica, capacitando novos profissionais para o mercado. O primeiro, “Residência em redes IP”, também contou com parceria da POLI-UPE e da Nokia e formou 14 profissionais que foram contratados após o término do curso. Em 2019, foi realizado o programa de “Residência em inteligência artificial”, em parceria com a Facepe e UPE, capacitando e contratando os 10 alunos do programa. Já em 2020, a FITec ofereceu o curso de “Especialização em IA”, formando 21 novos especialistas. No ano passado, foi realizado, em parceria com a Facepe, UPE e Nokia, o “Programa de Extensão Tecnológica em Linux e Redes IP”, com participação de 20 alunos de graduação.