Furukawa aposta em soluções GPON fim a fim para ISPs
Redação, da Infra News Telecom
A Furukawa apresentou o SmartPON, um novo conceito GPON para os ISPs – Provedores de serviços de Internet. Segundo, Marcos Kazushi, gerente comercial da Furukawa, o objetivo é oferecer aos ISPs uma solução fim a fim, que envolve a venda consultiva e projeto, facilidades de pagamento, pronta entrega, materiais de apoio em português, treinamentos, suporte técnico, software de gestão e monitoramento, além de uma linha completa de equipamentos de rede. “O novo cenário está exigindo dos ISPs uma rede adequada para atender à demanda de seus clientes por mais banda e serviços de internet de qualidade elevada”, diz acrescenta Kazushi.
Ele ainda destaca que a venda consultiva, por exemplo, tem como objetivo ajudar o provedor a definir a solução mais adequada à sua necessidade. “Esse suporte chega até o nível de pré-projeto e conta com o apoio do time de engenharia da Furukawa”. O atendimento é nacional, por meio de equipes comerciais e técnicas distribuídas nas cinco regiões do país – o que diminui o tempo de resposta.
Já os treinamentos e os materiais de apoio em português têm foco na questão da escassez no país de mão de obra com capacitação técnica adequada. Disponíveis em formato de documentação e também em vídeos, os materiais de apoio foram elaborados pela equipe de engenharia com base nas principais dúvidas encaminhadas pelos clientes ao suporte da Furukawa – a maioria sobre configurações de equipamentos. O software de gestão e monitoramento Conscius Manager é outro componente do SmartPON. “Com interface gráfica amigável e interativa, o sistema facilita a ativação e controle de assinantes e, ainda, permite detectar e acompanhar eventuais irregularidades na rede, que podem ser corrigidas mais rapidamente”, ressalta Kazushi.
Além disso, o suporte técnico 8×5 (das 8h às 17h) é gratuito para todos os clientes que adquirem equipamentos Furukawa, permitindo até cinco chamadas por mês, com tempo de resposta e restauro de acordo com o nível de SLA. O start-up remoto também é um serviço gratuito destinado a ajudar os ISPs a fazer as configurações básicas de novos concentradores ópticos (OLTs). Já o suporte 24×7 é um serviço pago, com contrato anual, que propicia até 20 chamadas por mês, com SLA diferenciado e tempo de resposta de até 1h30 (até 8h para restauro).
A Furukawa oferece ainda uma linha completa de equipamentos GPON. As OLTs vão de 8 a 32 portas PON (até 4.096 assinantes), suportam redundância e possuem chassis modulares e flexibilidade para aplicações variadas. Os modems ópticos (ONUs) atendem diferentes necessidades de serviços (voz, dados, vídeo) e perfis de assinantes. O modelo 423-41W/AC, por exemplo, é um modem óptico wireless (tecnologia b/g/n/AC), dual band (2,4 e 5 GHz), que permite acesso à Internet com melhor performance, qualidade e largura de banda.
Todos os equipamentos, bem como softwares e serviços, podem ser adquiridos pelo eCommerce Furukawa, que oferece pronta entrega e, ainda, um pacote de soluções financeiras com várias opções para o pagamento das compras.