Furukawa chega aos 50 anos com maior presença de mercado
Redação, Infra News Telecom
No ano em que comemora cinco décadas de operações no Brasil, a Furukawa mostra que tem fôlego não só para crescer, como para inovar com tecnologias diferenciadas. Com importantes investimentos em produção e desenvolvimento de produtos, a empresa ampliou sua participação de mercado no ano passado e atingiu receita líquida superior a R$1,1 bilhão, dos quais 22% são referentes a exportações.
De acordo com dados do Anuário Prensario 2023, publicado no início deste ano, a empresa alcançou market share de 64% no mercado de cabeamento estruturado, um aumento de cinco pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada em 2022. “Essa conquista representa a superação dos desafios impostos pelo período pós-pandemia, no qual os investimentos em infraestrutura de rede e data centers recuaram em relação ao período anterior”, completa Flávio Marques, diretor de marketing corporativo da Furukawa, divisões de banda larga e empresas.
Os bons resultados também são registrados em outros países latino-americanos. Na Argentina, a subsidiária brasileira alcançou, pela primeira, vez a liderança de mercado, com 42,51% de market share, conquistando serviços relevantes, como o da Zona de Livre Comércio Evolution, e atendendo a empresas estatais, como bancos, aeroportos (com fibra óptica) e indústrias. No Paraguai, com 35,5% de participação de mercado, a empresa se destacou ao vencer a concorrência para atender aos bancos públicos, universidades e empresas aduaneiras do país, com a solução de cabeamento óptico passivo para LANs Laserway. A linha é baseada na tecnologia GPON com topologia ponto-multiponto, ou seja, entre o núcleo da rede e as estações de trabalho existem apenas elementos ópticos passivos. Esse tipo de arquitetura requer menos infraestrutura física, simplificando consideravelmente a implementação, operação e manutenção da rede.
Na Bolívia, à frente com 34,3% do mercado, a Furukawa fornece serviços ao setor público alfandegário, universidades e hospitais, com fibra óptica e soluções Enterprise integradas, e no Uruguai, com 23% de participação no mercado, atende aos setores hospitalares, engenharia, estádios de futebol e estatais.
Os investimentos de mais de R$ 30 milhões realizados no final de 2023 são, também, responsáveis pela expansão dessa presença no mercado, com destaque para as novas tecnologias desenvolvidas pela subsidiária brasileira. Um dos projetos colocados em prática foi a inauguração da FIO – Furukawa Industrial Optoeletrônica, uma nova planta anexa à fábrica atual, em Curitiba, PR. Trata-se de um empreendimento sustentável, que gera até 59% da própria energia elétrica consumida anualmente (47.500kWh/mês), por meio de mais de 700 painéis solares, e que concentra a produção de conectividade óptica e soluções de última geração para redes neutras e multisserviços, incluindo 5G e para data centers.
Marques explica que a unidade desempenha papel estratégico no desenvolvimento global da empresa e, gradativamente, deverá operar em capacidade total em consonância com as necessidades do mercado. A nova planta é responsável pela fabricação da InvisiLight, solução que promete facilitar a instalação de fibra óptica com o mínimo de interferência possível em ambientes residenciais e corporativos, com qualidade de sinal e largura de banda e, consequentemente, maior leque de serviços, melhor experiência aos usuários e maior potencial de conquista de novos clientes.
Seu visual é praticamente imperceptível, o que a torna adequada para condomínios verticais ou hotéis, por exemplo, especialmente em áreas comuns e locais de difícil acesso por meio de canaletas. Também é indicada para aplicações FTTR – Fiber To The Room na distribuição de fibra óptica até os cômodos das residências dos usuários. Marques destaca que a InvisiLight não exige uma infraestrutura específica, levando a fibra óptica cada vez mais perto do usuário para que ele tenha a melhor experiência possível, sem a necessidade de obras civis no ambiente. “Além de reduzir o tempo de instalação, a tecnologia gera menor latência, quando comparada com soluções Wi-Fi. Isso melhora significativamente a experiência do usuário em jogos on-line e possibilita maiores velocidades de transmissão de dados.”
Recentemente, a Furukawa Electric anunciou um acordo com a Movistar, operadora de telefonia móvel que faz parte do grupo espanhol Telefónica, para implementar a tecnologia de cabeamento óptico interno InvisiLight. “Somos responsáveis por parte da produção do volume utilizado pela Movistar”, acrescenta o executivo.
Inovação como estratégia
Outra frente de investimentos é a linha de produção instalada na atual planta da companhia, em operação desde 1977, para a fabricação de cabos com tecnologia de fibras ópticas Rollable Ribbon, caracterizada por ser um cabo mais compacto e flexível e que permite mais alta densidade, ou seja, mais fibras no mesmo espaço, um produto inédito no país e, até então, produzido apenas no Japão e nos EUA.
A Rollable Ribbon foi desenvolvida na matriz, no Japão, customizada para o mercado norte-americano e, agora, nacionalizada de acordo com requisitos do mercado local, de forma a atender a todas as exigências da regulação brasileira e ganhar escala a partir da fábrica de Curitiba. “O produto é fruto do compromisso da Furukawa com a P&D – pesquisa e desenvolvimento, área que recebe aportes anuais na ordem de R$ 60 milhões”, diz Marques. Segundo ele, o cabo é uma tendência tecnológica adequada às necessidades das instalações de telecomunicações do mercado brasileiro. “O conjunto de fibras proporciona alta compactação, possibilitando a utilização e/ou compartilhamento da rede de dutos já existentes. Por sua densidade e flexibilidade, os cabos se adaptam bem a espaços limitados nas redes metropolitanas ou conexões de longa distância, características próprias do setor de telecomunicações no Brasil”, explica.
As frentes de atuação da Furukawa são mais amplas, no entanto, no Brasil e na América Latina. As apostas da companhia voltam-se aos segmentos de data center, industrial (sejam fábricas, indústria 4.0 e automação), healthcare (incluindo hospitais, clínicas e laboratórios) e cidades inteligentes (PPBs, centros de controle e cidadania).
Ao longo dos últimos 50 anos, a empresa vem escrevendo uma história de sucesso. No país desde 1974, a companhia se uniu à Mitsui & Co, também japonesa, para comprar a fábrica da americana Kaiser Aluminun, instalada em Lorena, SP. Nascia a FISA – Furukawa Industrial S/A Produtos Elétricos, produzindo cabos de alumínio para linhas de transmissão, fornecidos, então, à Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, cuja construção começou em 1975. Com produção interna, a empresa aproveitou as oportunidades geradas pelos incentivos direcionados ao uso de materiais de fabricação nacional à época.
Atualmente, como FEL – Furukawa Electric LatAm, a corporação mantém a posição de aliar desenvolvimento tecnológico inovador e produção local customizada. “Isto explica o sucesso e a trajetória da companhia, que evoluiu de fabricante de cabos de alumínio à desenvolvedora do que há de mais moderno no mercado de fibra óptica, soluções e softwares, para uma sociedade hiperconectada. Tudo baseado na força e espírito pioneiro de um time, que está sempre pronto a dar as respostas necessárias”, finaliza Marques.