Furukawa inaugura espaço dedicado à inovação em Curitiba
Redação, Infra News Telecom
Um ambiente de inovação aberta, fora da empresa, em que os colaboradores têm a oportunidade de interagir, inclusive com pessoas de outras organizações, sem a pressão das atividades do dia a dia. Essa é a proposta do “Espaço Habitat” que a Furukawa inaugurou dentro do “Habitat Senai”, espaço colaborativo e de troca de experiências entre empresas inovadoras e o Sistema Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná.
Localizado em Curitiba, o “Habitat Senai” oferece infraestrutura e serviços de apoio a empresas interessadas em desenvolver soluções inovadoras, com base em novas tecnologias, que atendam às demandas da indústria. Proporciona oportunidades de parcerias com startups e com Institutos Senai de Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de projetos com foco em estímulo à produtividade, ao crescimento econômico e na sustentabilidade ambiental.
“É uma experiência importante para a empresa dentro do contexto de projetos de inovação aberta voltada à transformação digital da indústria”, resume Nelson Saito, responsável pelo departamento de tecnologias digitais & startups da Furukawa. Ele ainda ressalta que a inauguração do novo espaço está alinhada às iniciativas desse departamento, que foi criado pela empresa em 2020. “O objetivo é estimular parcerias e acelerar a troca de ideias entre pessoas envolvidas com a inovação digital”, acrescenta.
O local consiste em uma sala exclusiva, com capacidade média para dez pessoas, que foi projetada para oferecer um ambiente favorável à colaboração entre pessoas em projetos de inovação. A intenção é usar esse espaço para realizar oficinas com equipes de projetos e testar a adoção de novas tecnologias e metodologias de gestão da inovação, entre outras aplicações.
Para Fabrício Lopes, gerente executivo de tecnologia, inovação e responsabilidade social do Sistema Fiep, a chegada da Furukawa para o “Habitat Senai” corrobora os objetivos de ampliar as conexões e desenvolver novas soluções por meio de projetos de inovação relevantes para a sociedade. “A representatividade e a abrangência de mercado da Furukawa proporcionarão diversas parcerias para estimular os setores de energia, mobilidade e transformação digital, assim como também conectará com as soluções da Rede Senai de Institutos de Tecnologia e Inovação”, finaliza Lopes.