Gastos com ferramentas de comunicação unificada superam US$ 12 bilhões no segundo trimestre
Infra News Telecom
De acordo com a Synergy Research Group, empresa de inteligência e análise de mercado focada na indústria de redes e telecomunicações, no segundo trimestre deste ano os gastos mundiais com ferramentas de colaboração e comunicação unificada (UC) superaram a marca de US$ 12 bilhões. Este resultado indica um crescimento de 7%, em relação ao mesmo período de 2019.
Ainda segundo dados da Synergy Research, os gastos com soluções de hospedagem e em nuvem aumentaram 18% no segundo trimestre, enquanto os gastos com produtos on-premise registraram uma queda 18%. Serviços de hospedagem e nuvem representam mais de 75% do mercado de UC.
Houve um forte crescimento em equipes de SaaS, conferências via SaaS e CPaaS. Como resultado, Zoom, Twilio, Vonage e Slack figuram no ranking dos dez principais fornecedores de plataformas de colaboração. Mas os maiores mercados UC de hospedagem e nuvem continuam sendo os de PABX e UCaaS – comunicação unificada como serviço, contact center e e-mail.
No segmento on-premise os destaque são os sistemas de telefonia IP, videoconferência, e-mail e gerenciamento de conteúdo. Embora os gastos totais on-premise estejam em declínio, houve crescimento em equipamentos de videoconferência.
“Já víamos uma migração constante no mercado de colaboração dos produtos on-premise para soluções em nuvem. A Covid-19 e a mudança radical repentina nas práticas de trabalho aceleraram essa transição ”, comenta Jeremy Duke, fundador e analista-chefe da Synergy Research Group. “Os CIOs precisam encontrar maneiras de manter as comunicações e a produtividade em um mundo onde o trabalho remoto é a nova norma e os escritórios são escassamente povoados. Este é um mundo onde as soluções de hospedagem e em nuvem são perfeitamente adequadas”.