Gemelo lança UTI modular para ajudar no combate à Covid-19
Redação, Infra News Telecom
Para ajudar no combate à Covid-19, a Gemelo Data Center, fabricante nacional de data centers modulares pré-fabricados, lançou a G-Care, uma UTI modular transportável com espaço para oito leitos e pronta para uso.
A solução é fornecida com todos os equipamentos necessários para o cuidado de pacientes intensivos da Covid-19, incluindo tratamento de ar com microfiltragem na entrada e esterilização ultravioleta na saída, tubulação para gases, iluminação, sistema de extinção de incêndio e alarmes (os leitos médicos não estão inclusos, apenas o lugar para eles). “Sabemos que o grande problema do Brasil inclui as UTIs e não apenas leitos para os casos com baixa complexidade. Estamos produzindo estas unidades praticamente a preço de custo”, diz Sidney Fabiani, presidente da companhia.
Baseadas no método construtivo dos data centers modulares fabricados pela empresa, as UTIs são feitas em módulos estanque (IP66). A ideia, segundo Fabiani, é que, após a crise, a G-Care possa ser alocada em hospitais ou UPAs – Unidades de Pronto Atendimento, que carecem de leitos de UTI, e funcione como ambientes intensivos de tratamento, ampliando assim o número de leitos de UTI disponíveis no país.
A empresa separou 50% de sua capacidade produtiva para esse segmento, podendo fabricar duas UTIs por dia. Todos os seus componentes internos são montados em fábrica, não sendo necessárias montagens externas, exceto as conexões dos circuitos elétricos alimentadores, cabos externos de comunicação e hidráulica. “O tempo de entrega é um dos grandes diferenciais. É uma solução totalmente integrada fornecida com todos os sistemas básicos instalados em uma sala técnica interna e separados da área de confinamentos dos pacientes”, completa o presidente.
A G-CARE possui estrutura de paredes e teto compostas por perfis metálicos, além de base com “pés” niveladores, ajustáveis, permitindo o nivelamento da unidade. Conta ainda com uma porta de acesso dupla, nas dimensões de 2.170 x 1.800 mm.
Com uma unidade industrial em Mococa, interior de São Paulo, de seis mil metros quadrados de área construída, a Gemelo realiza a gestão de mais de 100 data centers em todo o país.