Gestão de pessoas no encontro da Abrint 2022
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
No final de maio último aconteceu, em São Paulo, o 13o Encontro Nacional Abrint, o maior evento de ISPs – provedores de serviços Internet da América Latina, segundo seus organizadores. A Abrint – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações é uma associação civil, de fins não econômicos, que tem como objetivos a representatividade de seus associados junto a sociedade, governo e órgãos reguladores nos assuntos pertinentes ao setor.
Acompanho essa área desde 2009, quando era diretor técnico na WDC Networks. Naquela época, os ISPs eram empresas bem pequenas, com poucas pessoas trabalhando nelas – e em geral técnicos da área. Apesar de pequenas, elas tinham (e ainda têm) um grande diferencial em relação às grandes empresas de telecomunicações: a proximidade com o cliente. Provavelmente, esse tem sido um dos principais motivos para o grande sucesso dos ISPs.
O sucesso de empresas costuma vir acompanhado de um grande crescimento – o que traz algumas questões sérias de gestão. É preciso otimizar a operação e para isso é necessário criar processos. É fundamental ainda um controle financeiro mais rígido e encontrar fontes de financiamento para manter o crescimento. Um outro ponto sério é a gestão dos colaboradores, as pessoas que vão tocar a empresa. Quanto mais pessoas, mais fica complicado contratar, cuidar de folha de pagamento, ter um plano de carreira e outras ações que motivem as pessoas a permanecerem na empresa.
Muito provavelmente, pensando nisso os organizadores da Abrint 2022 trouxeram a palestra “Transformar: Estratégia de um novo tempo”, do Leandro Karnal, e um painel de discussão com o tema “Gestão de pessoas e liderança: Acolher e transformar”.
A palestra do Karnal foi voltada para a transformação pessoal e tratou do cenário atual, como chegamos até ele e qual postura devemos assumir para obtermos conquistas positivas. Ele procurou mostrar que o que somos depende muito de nós. Algumas de suas frases foram: “a função do governo é não apoiar ninguém”, “dinheiro não é prova de felicidade, mas a falta dele é prova de infelicidade”, “adiar o prazer médio para conquistar um prazer maior é ser adulto”, “perfectível”, “vontade, resiliência, adaptação”, “inovar”.
Ele instigou à reflexão e ao mesmo tempo à ação: “onde você vai querer estar no próximo encontro da Abrint? Com quem? Com qual resultado? Você reclamou ou aprendeu algo novo?”. Ele mencionou que na década de 50 do século passado disseram que “no futuro metade da população não dormirá porque passa fome e a outra não dormirá porque tem medo dos que passam fome” e conclamou: “Por afeto ou por vingança, melhore”.
Já o painel “Gestão de pessoas e liderança: Acolher e transformar” foi voltado para a empresa, discutindo temas que tratam da gestão do colaborador. Participaram profissionais das áreas de gestão de pessoas: Evalda Silva (RH da Fibrasil); Luana Horchuliki (Gente & Gestão da Gupy); Tiago Prado (com sucesso do cliente da Vidalink); Rogério Couto (PRO-ISP); e Sidnei Batistella da Abrint como moderador.
Dentre os temas discutidos, destaco o questionamento feito sobre retenção do colaborador – como manter o colaborador satisfeito para que ele não saia. Segundo a Luana, é muito importante que a marca institucional (a “cara”) que a empresa mostra ao mercado esteja a alinhada à sua cultura, ou seja, é essencial que a forma como colaborador vê a empresa antes de entrar continue a mesma quando ele estiver trabalhando nela.
Luana ainda falou sobre “talent experience”, que são as práticas para que o colaborador tenha uma boa experiência de trabalho e queira continuar na empresa – para isso é necessário agir para atrair, encantar e desenvolver.
Rogério Couto explanou sobre formas de engajar o colaborador. Ele também falou da importância dos resultados serem os melhores possíveis para todos, empresa e colaborador. Thiago Prado abordou um pouco sobre soft skills (habilidades socioemocionais), sugerindo que o ideal é fazer um diagnóstico para avaliar as competências existentes e quais são as necessárias e, posteriormente, realizar um planejamento de desenvolvimento, acompanhado por indicadores, e, por fim, com a prática do reconhecimento. Thiago também falou sobre feedback, ele fez menção ao que um chefe dele dizia: “feedback é um presente” – são informações preciosas sobre o que fazer para melhorar. Citou ainda, que “demissão nunca pode ser uma surpresa, se for, o gestor falhou nos feedbacks”.
A Evalda tratou sobre a atenção que deve ser dada a nova forma de trabalho virtual e também sobre diversidade no local de trabalho, dizendo que o respeito vem em primeiro lugar para todas as pessoas que se contrata.
Esse foi um pouco dos conteúdos apresentados na Abrint 2022 no que diz respeito a carreira e gestão de pessoas. Você já conhecia esses temas? Eles estão em seu planejamento de carreira? Responda à pergunta do Karnal: como e onde você estará daqui a um ano?
Sucesso!
Foto: Freepik – Rawpixel

É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.