Ghelere Transportes usa DVRs veiculares para monitoramento de frota
Revista, Infra News Telecom
A Ghelere Transportes, empresa de transportes com 40 anos de atuação, investiu em soluções tecnológicas da Intelbras, fabricante nacional de produtos de segurança eletrônica, redes, telecom e energia.
A parceria entre as duas empresas começou no ano passado e hoje a Ghelere Transportes, com sede Cascavel, PR, e filiais espalhadas por São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, tem cerca de 200 caminhões da frota com proteção da solução de DVR veicular da Intelbras. “Iniciamos a implementação da solução pela filial, já que ela possuía maior número de sinistros e, em poucos meses, esses números já haviam diminuído exponencialmente”, conta Eduardo Ghelere, gestor de frota na Ghelere Transportadora. “O comportamento dos motoristas também mudou, eles se sentem mais seguros, evitam o uso do celular e não dão mais caronas”.
Além de incrementar a segurança da frota, os DVRs aceleram a tomada de decisões em situações críticas. Um exemplo recente foi quando um dos motoristas passou mal durante uma viagem e se dirigiu rapidamente ao acostamento. Foi possível identificar o problema em questão de segundos por meio da solução DVR e enviar ajuda rapidamente. “O sistema diminuiu o tempo na identificação do problema e permite agir mais rapidamente. Outra surpresa positiva foi o fato de agora podermos corrigir boletins de ocorrência que estavam errados, comprovando a inocência da empresa, graças ao monitoramento da solução”, completa Ghelere.
A tecnologia
O DVR veicular, integrado a uma câmera, permite monitorar em tempo real a situação dos veículos, passageiros e motoristas, desde a saída até o retorno. Os equipamentos oferecem ainda mais proteção contra furtos de cargas, sequestros, vandalismos e acidentes de trânsito, já que ajudam a acompanhar o desempenho e o comportamento do motorista e as condições dos passageiros e da carga, além das estradas que estão na rota.
Os DVRs em operação nos caminhões da Ghelere trocam ainda informações sobre a localização e o andamento da viagem e das rotas planejadas.
Segundo Ghelere, a empresa pretende implementar a solução em todos os caminhões da frota e incorporar mais recursos, com a instalação de câmeras, sensores de inércia e, também, expandir para a soluções de detecção de fadiga e uso do celular.