GlobeNet vai usar data centers da Equinix para seu sistema de cabo submarino entre Brasil e Argentina
Redação, Infra News Telecom
A Equinix, empresa global de infraestrutura digital, vai fornecer serviços de data center em apoio ao sistema de cabo submarino Malbec implantado pela GlobeNet entre Brasil e Argentina. A GlobeNet selecionou os data centers da companhia SP2 e SP4, em São Paulo, para implantar POPs adicionais no Brasil e aumentar o alcance de interconexão do cabo.
O Malbec dobrará a capacidade disponível para a Argentina e aproveitará o SDM – Spatial Division Multiplexing (SDM), bem como os repetidores e transponders. Espera-se também que o Malbec melhore a confiabilidade e a resiliência dos provedores de serviços de Internet. A Nera Economic Consulting estima que o novo cabo aumentará a penetração da Internet na Argentina em 6%, e em 3% no Brasil.
Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet, diz que o cabo vai estender a rede da GlobeNet em mais de 26 mil quilômetros, conectando a Argentina com o Brasil, os EUA, o resto das Américas e os principais pontos de Internet exchange (IXs) na Europa.
O Malbec possui backhauls redundantes em Las Toninas, na Argentina, e na Praia Grande, SP, além de pontos de presença em Buenos Aires e em São Paulo. No Brasil, o sistema inclui uma nova rota submarina entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, ambas com conexões diretas com Fortaleza.
“Há um tráfego de comunicações significativo entre Brasil e Argentina, duas das maiores economias da América Latina, e esse tráfego continuará crescendo nos próximos anos. Além disso, o Brasil está se tornando um polo na região para gigantes globais de tecnologia, o que torna ainda mais importante a conexão de alta performance com outros países da América Latina”, analisa Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil.
De acordo com ele, instalar estações nos data centers da Equinix aumenta o acesso da GlobeNet “a um ecossistema denso de provedores de serviços de cloud e de rede, clientes do setor financeiro, mídia, entretenimento, jogos e comércio eletrônico na plataforma Equinix”. A companhia já foi selecionada como parceira de interconexão em mais de 40 projetos de cabos submarinos.