Golpes digitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com mais fraudes
Redação, Infra News Telecom
Um estudo da OLX, plataforma de compra e venda on-line, e do AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, mapeou as principais fraudes e dados sobre golpes no Brasil no primeiro semestre de 2023.
No período foram identificados 3.289 golpes aplicados em compras e vendas pela Internet. Mesmo com uma queda de 9% em relação ao primeiro semestre de 2022, as fraudes on-line ainda fazem muitas vítimas no país. O estudo aponta que o golpe da compra confirmada lidera a lista, com 31% dos casos. Invasão de conta (25%) e roubo de dados (23%) aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente. O levantamento identificou uma média de 2,6 tentativas de roubo de contas por minuto.
Aparelhos mais utilizados
Ainda que a maior parte das transações seja feita por smartphones (68%), os dispositivos web possuem um índice de tentativas de fraude maior que os aparelhos móveis (1,15% contra 0,47%).
O prejuízo estimado com os golpes aplicados no período, de acordo com o levantamento, foi de cerca de R$ 392 milhões, sendo os eletrônicos a categoria mais visada. Smartphones estão no topo da lista dos produtos mais visados nas fraudes, representando 34% – o modelo Iphone, da Apple, é o mais visado, com 77% dos casos. Videogames ficam em segundo lugar, com 24% do total, sendo os da marca PlayStation os preferidos dos golpistas (70% das fraudes), seguida pelo Xbox (23%). Já os computadores representam 12% dos golpes.
Perfil das vítimas
Os homens são a maioria das vítimas de golpes digitais (73%), e 70% das vítimas têm até 31 anos. A região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 41%, seguido por Rio de Janeiro, 15%, e Minas Gerais, 9%.
“Esforços contínuos em melhorias de tecnologia de prevenção à fraude e educação do usuário são eficazes para a redução dos golpes no ambiente on-line. No entanto, os fraudadores sempre se adaptam para tentar atrair novas vítimas, por isso é importante alertamos a população para que se mantenham atentos e tenham atitudes seguras online. Da mesma maneira que adotamos práticas seguras ao sair na rua, devemos fazer o mesmo no ambiente virtual”, enfatiza Beatriz Soares, vice-presidente de Produto da OLX.
Comportamento do fraudador
Os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas – seja com anúncios falsos ou com abordagens para a compra de itens anunciados por clientes legítimos.
“Para passarem despercebidos, os fraudadores costumam simular o comportamento dos consumidores legítimos. Tiram proveito, inclusive, de datas comemorativas e fortes para o comércio, para escalar seus retornos”, pontua Diana Herrera, gerente de Growth e inteligência de mercado do AllowMe.
Ainda de acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2023, mais da metade das tentativas de fraude aconteceu em horário comercial (51%), sendo a segunda-feira o dia da semana com maior incidência (21%). Quanto ao período do dia, 32% das fraudes ocorreram à tarde. A cada hora, foram mapeadas, em média, 11 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos, sejam eles celulares ou computadores
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a junho de 2023, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online e 150 milhões de dispositivos cadastrados, entre celulares, tablets e computadores.