Governo do Ceará e AWS firmam acordo para criar centro de transformação digital
Redação, Infra News Telecom
A AWS vai sediar no estado do Ceará o seu primeiro centro de competências para a transformação digital no país. Para tanto, a empresa firmou um acordo com o Governo do Estado do Ceará por meio da sua empresa de tecnologia da Informação Etice.
O centro terá como principais pilares a empregabilidade, a transformação digital, o empreendedorismo e a pesquisa e desenvolvimento. A companhia oferecerá os programas AWS Educate e AWS Academy para estudantes e professores universitários, parceria com universidades para o desenvolvimento de pesquisa utilizando a nuvem da AWS e capacitação governamental para transformação digital, além dos programas AWS EdStart e AWS Activate, voltados para aceleração de startups tecnológicas e empreendedorismo.
Segundo Paulo Cunha, gerente geral da AWS para o setor público no Brasil, a meta é atender, inicialmente, mais de 100 cidadãos, sendo 700 deles professores, alunos e servidores da área de governo. “Na AWS, consideramos que a educação é a peça-chave para o desenvolvimento econômico e a transformação digital de um país”, acrescenta.
O presidente da Etice, Adalberto de Paula Pessoa, pontua que este projeto trará para o estado um novo patamar de desenvolvimento econômico. “Parcerias como esta são fundamentais para consolidação do Hub Tecnológico do Estado do Ceará e para que o nosso estado se transforme em um pólo de computação em nuvem no Brasil e, porque não, no mundo.”
A Etice é uma empresa estatal do governo do estado do Ceará, vinculada à SEPLAG – Secretaria do Planejamento e Gestão. Com sede em Fortaleza, a empresa é operadora do hub de TIC no governo do estado, fornecendo soluções de conectividade, acesso à Internet, serviços de computação em nuvem e serviços digitais para o setor público, além de ser responsável pela operação do CDC – Cinturão Digital do Ceará.
A AWS – Amazon Web Services oferece mais de 175 serviços para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e IA – inteligência artificial, IoT – Internet das coisas, mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento. A companhia tem 77 zonas de disponibilidade em 24 regiões geográficas em todo o mundo, com planos para mais 15 zonas de disponibilidade e mais cinco novas regiões na Indonésia, Japão, Espanha e Suíça.