Governo Federal inicia programa de capacitação profissional
Redação, Infra News Telecom
Em parceria com a Microsoft, a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia iniciou o programa de capacitação profissional em habilidades digitais “Escola do Trabalhador 4.0”.
O projeto visa capacitar mais de 5 milhões de jovens e adultos até 2023, com foco no aumento da empregabilidade. O público-alvo são trabalhadores, maiores de 18 anos, em busca de emprego que queiram se reinventar e se preparar para as novas demandas do mercado de trabalho.
A plataforma, de ensino a distância, é aberta para todo o território nacional e conta com 58 instrutores disponibilizados pela Microsoft para oferecer orientação personalizada para até 315 mil pessoas. Para aumentar o número de instrutores, outras parcerias com setor privado serão realizadas.
O Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, destaca a importância de oferecer mecanismos que auxiliem os trabalhadores em sua recolocação no mercado de trabalho, oferecendo não só o acesso à plataforma, mas também monitores para tirar dúvidas. “Diante da atual situação, temos que ser ainda mais assertivos nas nossas ações. Estamos trabalhando para que o Brasil se torne cada vez mais digital e esteja preparado para as novas exigências do mercado de trabalho”, ressaltou.
“Promover qualificação profissional e melhorar a descoberta de oportunidades de emprego na economia digital são os principais desafios que pretendemos endereçar com essa parceria. Por meio da plataforma Microsoft Community Training poderemos impactar até 5,5 milhões de brasileiros. Acredito que iniciativas como essa são fundamentais para apoiar a retomada econômica e o crescimento sustentável do Brasil”, comentou Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.
A plataforma de ensino remoto, implementada em parceria com a Softex, oferecerá diversos cursos modulares para capacitar trabalhadores e estudantes especialmente na área de tecnologia da informação. Todos os conteúdos serão gratuitos e com certificado. São 11 trilhas de aprendizagem que englobam mais de 45 cursos de tecnologia em diferentes níveis com base nas principais competências exigidas pelo mercado de trabalho – desde a alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, IA – inteligência artificial e ciência de dados.
As inscrições devem ser feitas no site https://empregamais.economia.gov.br/escoladotrabalhador40/.