Grupo Prysmian lança cabo óptico com 864 fibras
Redação, Infra News Telecom
O Grupo Prysmian expandiu sua linha “Sirocco HD”, com o lançamento de um cabo capaz de reunir 864 fibras ópticas em um diâmetro total de 11 mm, proporcionando uma densidade de 9,1 fibras por mm2, podendo ser instalado em dutos de 13 mm.
A linha “Sirocco HD” utiliza fibras ópticas monomodo (ITU-T G.657.D, G.657.A2) insensíveis à curvatura “BendBright-A2 200 µm” da Prysmian, fornecendo totalmente compatível com qualquer fibra G652 já instalada e já preparada para receber tecnologias do futuro. “Cabos com fibras ópticas insensíveis à curvatura serão cruciais para a construção de redes de fibra completas”, afirma Ian Griffiths, vice-presidente global de P&D em telecomunicações do Grupo Prysmian.
Segundo o executivo, a densidade de fibras cada vez maior e o diâmetro cada vez menor das opções da linha “Sirocco HD” tornam a instalação mais rápida e econômica. “Os cabos também são sustentáveis, pois são projetados para instalação em microdutos, tornando-os facilmente implantáveis em soluções futuras, redes FTTx e 5G”, completa o executivo.
Disponível em contagens de fibra que vão de 96 a 864 e em conformidade com os padrões internacionais de desempenho óptico e mecânico, a família também se beneficia do uso da tecnologia “PicoTube”, da Prysmian, tornando-a até 20% menor do que os cabos microdutos disponíveis anteriormente.
Isso possibilita a instalação de mais fibras em dutos já congestionados e permite o uso de dutos menores para novas instalações, resultando em menores custos de instalação usando menos matéria-prima.
De acordo com a empresa, as características destes novos cabos ópticos fornecem não só economia de custos para proprietários e construtores de redes de telecomunicações, mas também permitem que eles reduzam as emissões de carbono e ambientais envolvidos na instalação e gestão das redes para atender às metas e requisitos de sustentabilidade.