Grupo Prysmian vai fornecer 770 km de cabo óptico para programa Norte Conectado
Redação, Infra News Telecom
O Grupo Prysmian, fabricante mundial de cabos de energia e telecomunicações, vai fornecer 770 km de cabo óptico submarino para o Programa Norte Conectado, do MCom – Ministério das Comunicações, cuja implementação e operação está sob responsabilidade da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O prazo de entrega estipulado é até setembro deste ano.
Desenvolvido e fabricado pela Prysmian na Alemanha, o cabo terá 48 fibras ópticas G652D e será posicionado no leito do Rio Amazonas. “Por isso, ele foi projetado para não impactar o ambiente subfluvial e apresentar vida útil de 25 anos. Este cabo irá transmitir múltiplos canais de 100 Gbps”, diz Jeferson Werlich, gerente comercial da divisão de cabos submarinos de telecom do Grupo Prysmian nas Américas.
Inicialmente, o programa vai conectar o trecho entre Macapá, AP, e as cidades do Pará Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer. Esses municípios são contemplados no projeto piloto, chamado Infovia 00, da fase 1 do programa. Ao todo, serão seis fases e nove infovias, com prazo de conclusão estimado para 2023.
O programa pretende implementar cerca de 10 mil km de fibras ópticas, interligando 59 municípios e seus 9,2 milhões de habitantes. O custo total estimado é de R$ 870,4 milhões.