Helexia vai fornecer mais oito usinas solares para Telefônica Vivo
Redação, Infra News Telecom
A Helexia, player internacional em transição energética, fechou um novo contrato com a Vivo e vai produzir mais 27 megawatts para abastecimento de instalações da operadora. No total, a empresa vai produzir energia operando 85 megawatts (MW) para as redes de telefonia móvel da Vivo, com unidades solares instaladas em oito estados brasileiros.
As primeiras 17 unidades fotovoltaicas descentralizadas já começaram a ser construídas e têm o início da operação comercial previsto para o primeiro semestre de 2022. Serão abastecidos cinco mil pontos em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Ceará. Já as oito novas usinas solares irão abastecer dois mil pontos nos estados no Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins, além de um aumento em São Paulo.
Com mais este acordo com a Helexia, a Vivo avança em sua estratégia de sustentabilidade, já que as unidades fotovoltaicas fornecerão energia renovável para sete mil pontos de consumo da operadora, em contratos de 20 anos. A capacidade instalada total permitirá que as usinas solares gerem energia equivalente para abastecer uma cidade com 24 mil famílias.
A energia produzida em cada usina será injetada no SIN – Sistema Nacional Integrado e se transformará em crédito para a Telefônica, detentora da operadora Vivo, que terá importante economia em suas contas de luz.
A Helexia opera no Brasil desde 2020, possui mais de 11 anos de experiência na França e conta com 250 colaboradores localizados em mais de nove países.