Huawei encerra 2021 com lucro líquido de US$ 17,83 bilhões
Redação, Infra News Telecom
A Huawei, fornecedora global de soluções de tecnologia da informação e comunicação, alcançou uma receita de 636,8 bilhões de yuans (US$ 99,88 bilhões) em 2021 e 113,7 bilhões de yuans (US$ 17,83 bilhões) em lucro líquido, um aumento de 75,9% ano a ano.
Os gastos com P&D – pesquisa e desenvolvimento atingiram 142,7 bilhões de yuans (US$ 22,38 bilhões) no ano passado, o que representa 22,4% da receita total. Nos últimos 10 anos, os gastos totais com P&D somam mais de 845 bilhões de yuans (US$ 132,54 bilhões).
“No geral, nosso desempenho estava de acordo com a previsão. A unidade de negócios com operadoras permaneceu estável, nossa unidade de negócios com o setor empresarial teve um crescimento constante e nossa unidade de negócios de consumo rapidamente se expandiu para novos domínios. Além disso, embarcamos em um caminho rápido de desenvolvimento de um ecossistema”, disse Guo Ping, presidente rotativo da Huawei, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28).
O fluxo de caixa das atividades operacionais totalizou 59,7 bilhões de yuans (US$ 9,36 bilhões). O índice de responsabilidade (liability ratio) caiu para 57,8%. Em 2021, a unidade de negócios de operadoras da Huawei gerou 281,5 bilhões de yuans (US$ 44,15) em receita. De acordo com os resultados de testes realizados por terceiros, as redes 5G construídas pela Huawei para clientes em 13 países, incluindo Suíça, Alemanha, Finlândia, Holanda, Coreia do Sul e Arábia Saudita, oferecem a melhor experiência do usuário. Ao trabalhar com operadoras e parceiros, a companhia assinou mais de 3 mil contratos comerciais para aplicações industriais do 5G.
Já os negócios corporativos da Huawei geraram 102,4 bilhões de yuans (US$ 16,06 bilhões) em receita no ano passado. No período, a empresa lançou 11 soluções baseadas em cenários para setores-chave como governo, transporte, finanças, energia e manufatura. Também estabeleceu diversas equipes dedicadas, incluindo um time para Minas de Carvão, um para Estradas Inteligentes e um para Alfândegas e Portos, para combinar recursos de forma a atender com mais eficiência às necessidades de seus clientes. Mais de 700 cidades e 267 empresas da Fortune Global 500 escolheram a Huawei como parceiro de transformação digital e a companhia agora trabalha com mais de 6 mil parceiros de serviços e operações em todo o mundo.
A unidade de negócios de consumo da Huawei teve uma receita de 243,4 bilhões de yuans (US$ 38,17 bilhões). Em particular, os segmentos de telas inteligentes e wearables tiveram um crescimento de 30% na comparação ano a ano. No total, o seu sistema operacional, “HarmonyOS”, foi usado em mais de 220 milhões de dispositivos Huawei no ano passado.
Segundo a companhia, mais de oito milhões de desenvolvedores usam suas plataformas abertas, software de código aberto e ferramentas de desenvolvimento para explorar novos cenários e modelos de negócios.