Hughes amplia cobertura de Internet no Brasil
Redação, Infra News Telecom
A Hughes, fornecedora de banda larga via satélite, lançou o payload 63W em banda kA no satélite Telstar 19 Vantage. O satélite vai ampliar a cobertura de Internet da companhia em cinco países da América Latina, alcançando 90% das populações de Chile, Equador e Peru.
No Brasil, onde o serviço HughesNet já está disponível pelo satélite Eutelsat 65 West A, o novo payload vai complementar o serviço e oferecer conectividade a mais de 90% dos brasileiros. Na Colômbia, a capacidade do Telstar 19V vai melhorar a conectividade banda larga proveniente do satélite Júpiter 2 para alcançar mais de 96% dos colombianos.
“A Hughes reforça o seu comprometimento em criar um futuro conectado para cidadãos e empresas do Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru”, comentou Pradman Kaul, CEO e presidente da Hughes. “Para viabilizar o uso deste novo payload, estamos construindo novos gateways no Brasil e no Chile, que vão complementar nossos cinco gateways do sistema Jupiter, nos EUA, para atender à crescente demanda por conectividade em todo o continente norte-americano.”
O Telstar 19 Vantage foi construído pela SSL – Space Systems Loral para a Telesat, empresa global especializada em operação de satélites, e lançado em órbita pelo foguete SpaceX Falcon 9 no Cabo Canaveral, na Flórida, EUA.
A Hughes vai utilizar o seu sistema de banda base Júpiter para viabilizar o uso do novo payload. O sistema Júpiter suportará vários tipos de aplicações: serviços de Internet para consumidores e pequenas e médias empresas, Wi-Fi comunitário, backhaul de celular, redes corporativas e mobilidade, inclusive serviços aeronáuticos.
O Telstar 19V deve começar a funcionar no início do quarto trimestre deste ano, depois que a Telesat e a SSL completarem a manobra orbital e os testes do satélite. A Hughes assinou um acordo de 15 anos com a Telesat em troca da capacidade de banda KA.