IBCC Oncologia adota solução green da Furukawa
Redação, Infra News Telecom
O IBCC Oncologia, rede de serviços de saúde especializada em oncologia, adotou soluções green da Furukawa para a infraestrutura de rede de comunicação de sua nova unidade hospitalar em São Paulo.
A unidade, localizada no bairro Vila Mariana, ocupa um prédio de oito andares, que foi reformado e adaptado para abrigar atendimento ambulatorial e de quimioterapia, atualmente destinados ao SUS. A instalação da infraestrutura de rede, que conecta 515 pontos, consumiu 20 quilômetros de cabos GigaLan Green com revestimento em polietileno verde, à base de etanol extraído da cana-de-açúcar.
Com isso, segundo a Furukawa, 129 kg de composto derivado de petróleo deixaram de ser consumidos, sendo substituídos por 68 kg de composto derivado da cana, 100% reciclável, e 188 kg de gás carbônico (CO²) foram capturados da atmosfera. Além disso, o cabo GigaLan Green possui composto LSZH – Low Smoke Zero Halogen na cobertura, que apresenta baixa emissão de fumaça e, em caso de incêndio, não gera gases tóxicos.
“O uso de matéria-prima ecologicamente sustentável, e ainda adequada às normas de baixa emissão de fumaça em caso de incêndio, é um diferencial importante na infraestrutura de rede de um hospital”, diz Kleber Machado, coordenador de tecnologia da Informação do IBCC Oncologia.
O projeto foi executado pela Added Soluções em Tecnologia da Informação, solution provider da Furukawa. A rede suporta aplicações de dados – principalmente transmissão de imagens médicas -, voz e CFTV. O IBCC adotou a solução green da Furukawa também na reforma da infraestrutura de um dos andares de sua unidade mais antiga, na Mooca. Além delas, o hospital possui mais uma unidade na capital paulista – no bairro do Jaçanã – e uma no estado de Goiás, na cidade de Formosa.