Inatel firma parceria com RNP para intensificar pesquisas em 5G
Redação, Infra News Telecom
O Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações ganhou um forte aliado para desenvolver estudos em 5G. A instituição firmou uma parceria com a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, entidade ligada ao governo federal que tem o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, com o intuito de viabilizar a criação de soluções de IoT usando tecnologia 5G.
De acordo com o pró-diretor de pós-graduação e pesquisa do Inatel, José Marcos Câmara Brito, o projeto, da ordem de R$ 6 milhões, será executado no período de um ano. “Daremos sequência ao desenvolvimento do transceptor flexível MIMO-GFDM para redes 5G. A intenção é dar a ele novas funcionalidades que permitam viabilizar a conectividade no campo necessária para a criação dessas soluções”, explica Brito.
Para Iara Machado, diretora de pesquisa e desenvolvimento da RNP, a parceria com o Inatel é bastante estratégica, já que a entidade ainda encontra um grande desafio na sua missão de conectar instituições de ensino e pesquisa no interior. “Vamos explorar o uso do 5G nesse contexto e também no ambiente do campus universitário. Acreditamos que ter o Inatel como parceiro vai contribuir para a construção dessas soluções”, ressalta.
Modem 5G
O transceptor flexível MIMO-GFDM para redes 5G foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional, em parceria com instituições e empresas nacionais e internacionais. A solução utiliza o padrão GFDM que reduz a interferência nos canais adjacentes em várias ordens de grandeza, se comparada com as técnicas convencionais, conseguindo transmitir mais dados sem causar interferência em outros usuários. Tem múltiplos serviços dentro da mesma banda e uma diversidade de aplicações, que hoje não é possível com o 4G. A solução conquistou o primeiro lugar no eWINE Grand Challenge, competição realizada em 2017 na Europa, e foi demostrada pela primeira vez no país, em Brasília, em agosto de 2017.