Inatel inaugura centro de segurança cibernética
Redação, Infra News Telecom
O Inatel anunciou a criação do CxSC Telecom – Centro de Segurança Cibernética. Com foco de atuação no mercado, governo e, principalmente, no cidadão, o novo centro visa fortalecer a cultura voltada à segurança cibernética, tanto no Brasil como no mundo. No ambiente serão desenvolvidas ações, projetos e programas nas áreas da educação, pesquisa aplicada, testes e certificações e serviços.
Entre as iniciativas do novo centro estão previstos o desenvolvimento de processos, soluções e normatização; estudos, relatórios e propostas de melhores práticas e protocolos de testes de segurança cibernética em dispositivos e redes de telecomunicações; apoio ao desenvolvimento de novas empresas voltadas ao segmento; e cursos e capacitações sobre o tema.
“A comunicação homem máquina e entre dispositivos eletrônicos diversos estabelece bilhões de conexões, que devem garantir que os dados e as informações que trafegam pelas redes de telecomunicações não sejam alvo de ataques cibernéticos. Da mesma forma, a transmissão das novas redes de comunicação, como as 5G, precisam acontecer dentro dos critérios e padrões de segurança mundiais definidos”, acrescenta Marcelo Marques, professor e coordenador de ações do CxSC Telecom.
Para consolidação do centro e viabilização de todas as ações propostas, o Inatel busca o apoio financeiro e institucional de empresas públicas e privadas, associações e entidades governamentais nas esferas municipal, estadual ou federal.
A Huawei é uma das empresas parceiras da iniciativa. A colaboração da companhia será por meio de transferência tecnológica, capacitação profissional e suporte a criação de laboratório especializado.
A empresa já coopera com o Inatel há mais de 18 anos, por meio de quatro laboratórios em redes de telecomunicações fim a fim. São mais de 10 mil pessoas treinadas para o mercado de TIC – tecnologias da informação e comunicação. Os cursos são direcionados a profissionais que trabalham com TIC e desejam obter as certificações da multinacional, com validade mundial e que comprovem a qualificação adequada para trabalhar com os equipamentos da empresa. O Inatel é a primeira instituição brasileira a ter autorização para ministrar os cursos HANA – Huawei Authorized Network Academy.