Infinera e American Tower testam transmissão óptica ponto-multiponto
Redação, Infra News Telecom
A Infinera e a American Tower anunciaram a conclusão bem-sucedida de uma transmissão óptica coerente ponto-multiponto em um ambiente de rede de operadora na América Latina.
O teste de campo foi realizado com a tecnologia XR Optics da Infinera na PON – rede óptica passiva da American Tower na Colômbia. O trial demonstrou a compatibilidade da XR Optics com o tráfego existente de GPON em uma implantação de PON de fibra única em uma área regional metropolitana.
Segundo a Infinera, a XR Optics, com mais de 400 Gb de capacidade disponível por leaf, simplifica a arquitetura de rede, reduzindo o Capex e Opex das operadoras. “O teste com a American Tower confirma que a tecnologia pode ser aplicada às redes existentes e coexistir perfeitamente com o tráfego GPON. Isso representa uma mudança radical na forma como as redes metropolitanas podem ser construídas, estabelecendo uma nova referência em escalabilidade, e aumentando a flexibilidade e velocidade do serviço”, acrescenta Dave Welch, Infinera Chief Innovation Officer & Co-founder.
De acordo com Paul Choiseul, Fiber CTO EMEA & Latin America da American Tower, com a tecnologia fornecida pela Infinera a operadora poderá oferecer soluções de alta capacidade com latência ultrabaixa, que atenderão às exigências de serviços 5G e edge computing. “O sucesso da solução é o ápice de uma ideia que nasceu há dois anos, quando compartilhamos nosso percurso com a Infinera para testar tecnologias DWDM avançadas”.