Infortel apresenta estudo sobre compartilhamento de postes em telecom
Redação, Infra News Telecom
A Infortel Telecomunicações, fornecedora de soluções para instalação e manutenção de redes internas e externas, desenvolveu um estudo sobre as principais regras adotadas pelas concessionárias de energia da região nordeste para a infraestrutura aérea e compartilhamento de postes em telecomunicações. “Criamos este estudo devido ao aumento da demanda do uso de infraestrutura aéreas nos postes. Compilamos o que a NBR (norma brasileira de compartilhamento de postes) informa sobre o que é solicitado pelas concessionárias para as prestadoras de serviços de acessos de telecomunicações ocuparem os postes”, explica Gabriel Nicolodi, da equipe de engenharia da Infortel Telecomunicações.
Para a realização do trabalho, a companhia avaliou as concessionárias Eletrobras Piauí, Neo Energia (Coelba, Cosern e Celpe), Enel (Coelce), Cemar, Energisa Paraíba e Sulgipe e ESE.
Entre as informações coletadas no estudo estão as distâncias dos cabos em relação ao solo em vias exclusivas de pedestres em ruas e avenidas e rodovias federais, além do número de pontos disponíveis de ocupações nos postes. “Observamos que todas as concessionárias seguem o padrão de cinco pontos. Mas esta informação pode ser alterada sem aviso prévio e de acordo com as solicitações”, completa Nicolodi.
A pesquisa ainda trata sobre as distâncias que podem ser ocupadas nos postes por prestadoras de serviços, reservas técnicas, fixação de caixas ópticas TAR/CTO, caixas de emendas, distâncias das caixas de atendimento, cordoalhas e número máximo de drops.