bateria de lítio
Foto: Divulgação

Bateria de lítio

  A ZTT trouxe para o Brasil a bateria de lítio “ZTT LiFePO4”, ideal para redes de telecom. O equipamento possui densidade de energia até 400% superior, resultando em uma redução de 70% do peso e 60% do volume.

  O modelo de 48V 100Ah pode ser instalado em racks de 19”, ocupando 5U e reduzindo a área necessária para instalação, que poderá ser utilizada por equipamentos core de rede, como OLTs, DWDM ou switches.

  De acordo com a empresa, o produto possui 10 vezes mais capacidade de ciclos do que as baterias de chumbo em condições similares de uso. Essa característica resulta em uma vida útil até cinco vezes superior a bateria convencional de chumbo ácido. “As trocas das baterias são menos recorrentes, uma vez que sua vida útil pode chegar a 10 anos. Com isso, o provedor já economiza com trocas e manutenção e eleva a percepção de qualidade para os seus clientes, com menos quedas na rede e com a utilização de materiais não tóxicos ao meio ambiente”, diz Bruno Azeredo, engenheiro de produto da ZTT do Brasil.

  A bateria também dispensa refrigeração no ambiente, já que suporta uma operação em temperaturas de -10°C até 55°C, ideal para racks outdoor e telefonia.

  Possui alta eficiência energética, equalização automática entre células, indicador do estado de carga e aviso de falhas. Tudo isso monitorado pelo BMS – sistema de gerenciamento de bateria. Conta com interface de monitoramento, onde é possível acompanhar a vida útil restante do sistema e também a contagem de ciclos, tanto no local onde o sistema está operando, quanto remotamente.